Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Hotspots Ambientais


O que é Hotspot?
É importante conhecermos o conceito de hotspot ambiental e entender a importância da conservação das áreas assim denominadas e sabermos localizar os hotspots no mundo e no Brasil e buscar informações relevantes sobre cada um deles.
O conceito de "hotspot" ambiental e a importância da preservação das áreas assim denominadas. Hotspot foi o termo escolhido em 1988 pelo cientista ambiental inglês Norman Myers, da Oxford University, para identificar regiões que concentram os mais altos níveis de biodiversidade da Terra e que são, ao mesmo tempo, as áreas mais ameaçadas do planeta. Para ser considerada hotspot, a área precisa conter, no mínimo, 1500 espécies de plantas endêmicas (que só nascem naquele local) e ter perdido mais de ¾ de sua vegetação original.
Hoje, de acordo com levantamento da organização não governamental Conservação Internacional, existem 34 hotspots no planeta. Juntos, eles cobrem menos de 3% da superfície total. Identificá-las foi o primeiro passo para incentivar a discussão de políticas públicas que garantam sua preservação.


Resumindo (Texto de Apoio):

HOTSPOT AMBIENTAL
É toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. Para ser considerada hotspot, uma área deve ter pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e, ao mesmo tempo, ter perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.
Fonte: Conservação Internacional - Brasil
BIODIVERSIDADE (OU DIVERSIDADE BIOLÓGICA)
É a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Para entender o conceito de biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações entre elas (quando a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras), ou seja, os ecossistemas.
WWF Brasil
CONSERVAÇÃO
É o manejo do uso humano de organismos e de ecossistemas com a finalidade de garantir a sustentabilidade desse uso. Além disso, conservação inclui proteção, manutenção, reabilitação, restauração e melhoramento das populações e dos ecossistemas.
IUCN – International Union for Conservation of Nature
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Ocorre quando há uma modificação no meio ambiente que altere as características físicas, químicas e biológicas presentes nesse meio, inviabilizando sua regeneração ou recuperação de forma natural.
IUCN – International Union for Conservation of Nature

*** Clique nos endereços abaixo para obeter mapas dos Hotspots Ambientais:
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/imagens/hotspots.gif
http://www.conservation.org.br/arquivos/Mapa%20Hotspots%202005.pdf  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.