Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aquecimento Global

Aquecimento Global

O problema do aquecimento global surgiu quando o homem passou a desenvolver novas tecnologias e a queimar combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, para fazer máquinas e indústrias funcionarem. O resultado foi o aumento da emissão de gases que causam o efeito estufa, que consequentemente, passou a "segurar" mais calor próximo à superfície.

O Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estima que a temperatura média global possa aumentar de 2ºC a 4,5ºC até o final deste século. Em setembro de 2006, a Nasa demonstrou que as temperaturas globais estão muito próximas das mais quentes em milhares de anos. Nas últimas três décadas, a Terra esquentou 0,6ºC, o que eleva para 0,8ºC o total de aquecimento anormal observado no século 20.

Isso faz com que a temperatura média atual seja a maior dos últimos 12 mil anos. Um aquecimento de mais 1ºC seria o mais alto do último milhão de anos, pelo menos. "Se o aquecimento alcançar mais 2ºC ou 3ºC, provavelmente veremos mudanças que tornarão a Terra um planeta diferente do que conhecemos hoje. A última vez que ela esteve tão quente foi no Plioceno, há 3 milhões de anos, quando o nível do mar era 25 metros acima do atual", disse James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa.

Clique aqui para ver as consequências do aquecimento global em detalhes.

Clique aqui para acessar o mapa com as consequências para o Brasil em 2100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.