Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

7 Questões sobre Oceania e Regiões Polares



1- Observe o gráfico a seguir e, com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a alternativa correta:
 

a) Palau possui desenvolvimento humano elevado devido ao tratado de Livre Associação com o Canadá de quem recebe grande auxílio econômico.
b) Apenas Austrália e Nova Zelândia apresentam IDH superior ao do Brasil.
c) Por serem os países mais desenvolvidos, Austrália e Nova Zelândia apresentam os mais elevados IDH’s do continente.
d) Pelo gráfico podemos perceber que a população dos países citados vive com excelente qualidade de vida por causa do vultoso investimento que seus governos fazem em educação e saúde.
e) Papua-Nova Guiné apresenta Desenvolvimento Humano Baixo devido à sua localização geográfica, ou seja, por fazer fronteira com o continente asiático.

2- Com relação aos aspectos econômicos da Oceania, marque V para verdadeiro e F para falso, em seguida marque a opção correta:
(   ) Além de produtos agropecuários como lã in natura, a Austrália também exporta minério de ferro, ouro, alumínio e máquinas de transporte. Seu principal parceiro comercial é o Brasil.
(   ) Os principais produtos adquiridos pela Nova Zelândia no mercado mundial provêm do setor industrial, como máquinas, veículos, aviões e produtos eletrônicos.
(   ) A Nova Zelândia atrai muitos turistas que buscam belas paisagens e a prática de esportes radicais.
(   ) Na Nova Zelândia, destaca-se também a dependência com relação à fonte energética, sendo grande importador de gás natural. Entretanto, o governo vem investindo no sentido de buscar novas matrizes energéticas a partir de fontes não renováveis como o carvão.
(   ) A Nova Zelândia – segundo maior PIB da Oceania – assim como a Austrália, tem grande parte de suas exportações baseadas em produtos agrícolas, principalmente na pecuária. Está entre os maiores exportadores de carne e lã de ovelha do mundo e importante produtor de derivados de leite.
a) F, V, V, F, V                      
b) V, V, V, F, V
c) F, F, F, V, V
d) F, V, V, V, F
e) V, F, V, F, V

3- Compare os gráficos a seguir e marque a alternativa correta:
 
a) Existe uma relação direta entre a participação da energia renovável e a importação de energia na Nova Zelândia, ou seja, enquanto a primeira aumenta a segunda diminui.
b) Entre 2005 e 2006, a Nova Zelândia apresentou o maior percentual na participação da energia renovável.
c) A Nova Zelândia é um país extremamente dependente de energia renovável como solar, geotérmica e eólica, o que a faz importar esse tipo de energia.
d) Não houve queda significativa na importação de energia entre 2005 e 2010.
e) A Nova Zelândia destaca-se na dependência com relação à fonte energética, importando petróleo. Entretanto, o governo vem investindo no sentido de buscar novas matrizes energéticas a partir de fontes renováveis, como o carvão mineral, por exemplo.

4- Leia o texto:
 “As condições naturais favoráveis, a escassez de mão-de-obra, explicam a preponderância da pecuária no país. Mais de 90% do leite é obtido através da ordenha mecânica em condições ideais de higiene, levando as cooperativas onde se localizam as indústrias de laticínios. Os ovinos são criados na ilha do sul e os bovinos na ilha do norte. Os derivados de pecuária são vitais para a economia do país que exporta queijo, leite manteiga e lã.”
De acordo com o texto, o país referido é:
a) Austrália
b) Reino Unido da Grã-Bretanha
c) Tasmânia
d) Nova Zelândia
e) Papua Nova Guiné

5- A respeito das regiões polares, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O Ártico corresponde a um imenso continente congelado tendo uma grande massa continental coberta por gelo.
II – Nessas regiões ocorrem fenômenos raros como o Sol da meia noite e as auroras boreal e austral.
III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pinguins e lobos almiscarados.

a) Somente I e III estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente II e III estão corretas.
e) Somente III e IV estão corretas.

6- No Ártico, desenvolve-se um tipo de vegetação simples, formada por musgos e liquens que aparece no curto período em que a energia solar disponível leva ao derretimento do gelo nas camadas superficiais do solo. A vegetação em questão denomina-se:
a) Savana
b) Tundra
c) Coníferas
d) Deserto gelado
e) Floresta Temperada

7- Com base no Tratado da Antártica, assinale a alternativa correta:
a) Foi assinado em 1959 por 12 países que possuíam pretensão de posse sobre partes de seu território, como os geograficamente próximos do continente (Argentina, Austrália e Chile, por exemplo), mas, também, por países distantes (como França e Reino Unido). Esse tratado expirou em 2012.
b) Entre suas principais determinações, estão a utilização da Antártica para fins pacíficos, a liberdade para a investigação científica, a promoção da cooperação científica e da transparência dos resultados obtidos, a renúncia a qualquer disputa sobre a soberania territorial no continente, porém operações e bases militares são permitidas no continente.
c) Atualmente, o Tratado Antártico está sendo revisto para que os países que possuem bases científicas no continente possam explorá-lo devido à grande abundância de petróleo e gás natural.
d) Atualmente a Antártica possui um grande depósito de lixo radioativo, isto só é permitido porque a região não é habitada.
e) Além das questões de ordem territorial e política, o Tratado da Antártica também dispõe sobre questões relativas à conservação ambiental do continente. Entre suas resoluções, destacam-se a proibição de testes nucleares e descarte de resíduos radioativos, a proibição de toda a atividade comercial de recursos minerais e a exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de todas as atividades desenvolvidas no continente.




GABARITO
1- C
2- A
3- A
4- D
5- D
6- B
7- E
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.