Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

10 Questões sobre globalização e desigualdades sociais



1- Sobre a economia globalizada, assinale a alternativa correta:
a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos semelhantes pelo mundo.
c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
e) Eliminou as fronteiras entre os países tornando as condições de vida idênticas em todas as partes do mundo.

2- O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

3- Uma das características do mundo globalizado são as empresas transnacionais. Explique o que e quais são os objetivos das empresas transnacionais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Cite ao menos 3 consequências da globalização?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- O processo de (a) ________________________ está relacionado às redes de ____________________ e de _____________________ que encurtam distâncias e integram o planeta, especialmente sob o ponto de vista  da _____________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) globalização, comunicação, transportes, técnica.
b) técnica, fibra óptica, comunicação, globalização.
c) globalização, sistemas, tecnologia, técnica.
d) globalização, comunicação, transportes, economia.
e) globalização, comunicação, transportes, economia.

6- O que são blocos econômicos? Por que são criados? De qual bloco econômico o Brasil é membro?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

7- Assinale a alternativa com as palavras que, corretamente, completam a sentença abaixo.
“A _______________é o principal bloco econômico da atualidade, formada por ______ nações. Os países-membros estabeleceram a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços em seus territórios, além de a maior parte deles adotarem uma moeda única, o ____________”.
a) Apec, 28, dólar.
b) União Europeia, 21, euro.
c) Apec, 28, dólar.
d) CEI, 27, dólar.
e) União Europeia, 28, euro.

8- Marque a(s) alternativa(s) que corresponde(m) aos objetivos de desenvolvimento do milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2000:
I) Erradicar a extrema pobreza e a fome.
II) Oportunizar aos idosos uma vida digna.
III) Oferecer leite materno para todas as crianças.
IV) Reduzir a mortalidade infantil
V) Garantir a sustentabilidade ambiental.

Estão corretas:
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e IV.
d) Apenas I, IV e V.
e) Apenas II, IV e V.

9- Observe o mapa que retrata o percentual da população subnutrida nos países em desenvolvimento e, com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O continente africano é o que apresenta o maior número de países com população subnutrida (porcentual superior a 35%), o que mostra a falta de acesso da população a uma alimentação equilibrada, fato este que em muitos casos está relacionado aos diversos conflitos que ocorrem nessa porção do planeta.
(    ) A falta de alimentos é consequência da baixa produtividade na produção mundial de alimentos, portanto a utilização de novas tecnologias para aumentar a produtividade resolveria essa questão.
(    ) A subnutrição está estritamente relacionada ao crescimento populacional, pois a produção de alimentos não consegue acompanhar a demanda mundial de quase 7 bilhões de habitantes.
(    ) Mesmo sendo grandes produtores rurais, o Brasil e a Argentina apresentam parcelas da população subnutrida. Parte dessa produção é destinada ao abastecimento de mercados externos.


10- Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes, isto é, apresentam diferentes níveis de integração. Os níveis de integração mais avançado e menos avançado são respectivamente:
a) Zona de livre comércio e união aduaneira.
b) União aduaneira e união econômica.
c) Mercado comum e zona de livre comércio.
d) União econômica e união aduaneira.
e) União política econômica e monetária e zona de livre comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.