Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Questões sobre Industrialização Brasileira

1- Sobre o processo de industrialização do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a) A industrialização brasileira se deu de forma tardia, ocorrendo somente cerca de 200 anos após a Revolução Industrial europeia.
b) A industrialização favoreceu o processo de urbanização brasileira.
c) As crises econômicas nos países industrializados no período da 1ª Guerra Mundial, provocaram queda na exportação do café brasileiro, favorecendo o processo de industrialização, principalmente no sudeste.
d) A industrialização brasileira foi dependente de tecnologia e capital estrangeiros, porém ocorreu de maneira intensa e veloz proporcionando um grande sistema de infraestutura.
e) A industrialização brasileira se deu em caráter substitutivo, produzindo apenas artigos que antes eram importados, tal característica ainda prevalece no processo industrial brasileiro.

2) Julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I- Durante a primeira fase da industrialização brasileira (1844-1929), predominaram as indústrias de bens de consumo não duráveis (têxtil alimentícia, couro) e de mão de obra estrangeira.
II- Na segunda fase (1930-1955) o governo eleborou o Plano de Metas, para atender a necessidade das empresas estrangeiras.
III- A terceira fase (1956 até atualmente) houve investimentos da indústria de base do país, como exemplo temos a criação da CSN, Companhia Vale do Rio Doce e da Petrobras.
a) Estão corretos os itens I e II.
b) Apenas o ítem II está correto.
c) Estão corretos os itens I e III.
d) Apenas o ítem I está correto.
e) Estão corretos os itens II e III.

3) Sobre a distribuição industrial no Brasil, julgue os ítens abaixo.
I- A região Centro-Sul, principalmente em São Paulo, encontra-se cerca de 40% da produção industrial do país, estes números mostram que o estado é o centro industrial e financeiro do país.
II- Além da capital paulista, outros polos industriais do estado são a Região Metropolitana, onde encontra-se o maior parque industrial do país e a Baixada Santista, importante polo petroquímico.
III- No estado do Rio Grande do Sul, um importante ramo industrial é o de calçados, concentrado, principalmente, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
IV- O estado de Minas Gerais destaca-se no cenário industrial brasileiro pelo fato de ser o mais importante centro siderúrgico e metalúrgico do país, graças a inúmeras jazidas minerais em seu subsolo.
V- No Paraná, a indústria automotiva e metalúrgica concentra-se na Região Metropolitana de Curitiba. Já nas cidades de Maringá e Londrina, destacam-se a indústria alimentícia e mecânica.
Estão corretos:
a) I, II, III e IV.
b) I, II, III e V.
c) II, III, IV e V.
d) I, II, IV e V.
e) Todas estão corretas.
4) Atualmente observa-se uma mobilidade das indústrias brasileiras pelo território nacional, modificando o mapa da distribuição industrial do Brasil, este fenômeno é chamado de desconcentração industrial. Sobre este fato, assinale a alternativa incorreta.
a) Outra vantagem que as indústrias buscam é um custo menor da mão de obra, visto que em centros novos e mais afastados os salários são menores.
b) Os municípios, em busca de atrair um número maior de empresas, proporcionam um fenômeno conhecido como guerra fiscal.
c) O governo incentiva esta mobilidade dando incentivos fiscais como a como doação de terrenos ou a isenção/redução de impostos federais.
d) Várias indústrias se instalaram no interior ou em regiões metropolitanas, entre outros motivos, pelo fato de o transporte ser mais rápido e eficiente do que em grandes centros, onde as vias de transporte encontram-se saturadas.
e) Este processo levou à transferência de algumas empresas da região metropolitana de São Paulo para outros estados como Minas Gerais, Bahia, Paraná e Ceará.

5- Sobre os tipos de indústrias associe as colunas:
(a) de base ou bens de produção
(b) de bens intermedários
(c) de bens de consumo
(d) privadas
(e) estatais
(f) tradicionais
( ) produzem máquinas e equipamentos necessários a outras indústrias.
( ) indústrias de propriedade do Estado.
( ) indústrias que empregam muita mão de obra e pouca tecnologia em seu processo produtivo.
( ) indústrias que produzem produtos que são utilizados diretamente pela população.
( ) indústrias que transforam os recursos naturais em bens para outras indústrias, como exemplo temos as siderúrgicas e as indústrias petroquímicas.
( ) indústrias que são de propriedade de alguém ou algum grupo de pessoas, exceto o Estado.
A sequência correta é:
a) b, a, f, c, d, e
b) b, e, f, c, a, d
c) b, d, f, c, a, e
d) e, b, e, f , c, a
e) e, f, c, a, b, d

6) Sobre o processo de internacionalização das indústrias, assinale a alternativa correta:
a) Atualmente, o Brasil está inserido nesse processo, apresentando inúmeras indústrias que têm filiais no exterior, como por exemplo a Vale, a Votorantim e a Petrobras.
b) O Brasil recebeu várias indústrias estadunidenses e europeias apenas pelo fato de possuir um grande mercado consumidor.
c) A presença de empresas estrangeiras gera benefícios para os países que as recebem, como a modernização dos seus parques industriais e a submissão da economia local aos interesses do capital estrangeiro.
d) Várias indústrias estrangeiras instalaram-se no Brasil, mesmo o governo não se comprometendo em realizar obras de infraestrutura.


ALTERNATIVA/
QUESTÃO
1
2
3
4
5
6
A





x
B




x

C



x


D

x




E
x

x



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.