Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Canadá

INTRODUÇÃO

Canadá, estado federal da América do Norte, membro da Commonwealth. Limita-se ao norte com o oceano Ártico, a nordeste com a baía de Baffin e o estreito de Davis, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com os Estados Unidos e a oeste com o oceano Pacífico e o Alaska. É o segundo país mais extenso do mundo. Compreende muitas ilhas no oceano Glacial Ártico. Tem 9.970.610 quilômetros quadrados. A capital federal é Ottawa.


TERRITÓRIO E RECURSOS

A costa é muito irregular e acidentada, abrangendo grandes baías, penínsulas e inúmeras ilhas. Destacam-se Terra Nova, a ilha Anticosti, ilha Vancouver e o arquipélago da Rainha Carlota. O Canadá possui mais lagos e águas interiores do que qualquer outro país do mundo. Além dos Grandes Lagos, os maiores são o Grande Lago do Urso, Grande Lago do Escravo e o Athabasca.
Entre os maiores rios se destacam o São Lourenço e seus afluentes Ottawa e Saguenay; Saint John, Saskatchewan e Nelson. O sistema formado pelos rios Athabasca e Mackenzie é muito importante. Distinguem-se também, as seguintes regiões fisiográficas: o escudo Canadense que se estende desde a península do Labrador até o Grande Lago do Urso, região de antigos rochedos graníticos e que mostra uma profunda erosão glacial; os montes Apalaches; as terras baixas ou lowlands, ocupadas pelos Grandes Lagos; a planície que atravessa o rio São Lourenço, que compreende uma grande extensão de terras cultiváveis; e a oeste, as planícies interiores contêm os solos mais férteis do Canadá.
A região mais ocidental constitui uma parte do sistema das montanhas Rochosas, a oeste e paralelas ao oceano Pacífico, encontram-se as montanhas Costeiras. Os cumes importantes são o do monte Logan e o do monte São Elias. Parte do território continental canadense e a maioria das ilhas do oceano Glacial Ártico encontram-se dentro da zona fria; o resto do país, na zona temperada. A flora do norte é ártica e subártica. As províncias marítimas estão cobertas por bosques de árvores de madeira nobre e coníferas. Nas planícies estendem-se as pradarias naturais; na costa, há densos bosques de árvores perenes. A fauna é similar à encontrada no norte da Europa e da Ásia. Destacam-se diversas espécies de urso; como também lobos, lince, coiote, raposa e gambá. O urso polar encontra-se nas regiões árticas. O caribu, o alce americano e o bisão, são bem comuns. No norte vive o boi almiscareiro.

POPULAÇÃO E GOVERNO

Os habitantes de origem britânica (34%) e os de origem francesa (28%) compõem a maioria da população. Os canadenses francófonos mantêm seu idioma, cultura e tradições. O restante da população é composta por descendentes de outros países europeus e por indígenas nativos (2%), com destaque aos inuites (esquimós). A população é de cerca de 32 milhões de habitantes, com uma densidade de pouco mais de 3 habitantes por quilômetro quadrado. As cidades mais importantes são: Toronto, Montreal, Vancouver, e Ottawa, a capital. A maior comunidade religiosa é a católica. Dos grupos protestantes, o maior é a Igreja Unida do Canadá. O Canadá é regido pelos princípios da Ata Constitucional de 1982, possuindo um regime federal de governo parlamentarista.


Fontes: http://www.coladaweb.com.br;
http://www.canada.ca/en/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.