Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Maiores Países do Mundo

Os 10 maiores países do mundo
 
Sabemos que o nosso planeta, em sua crosta terrestre, é dividido, naturalmente, em continentes e, politicamente, em países (nações) que surgiram, se formaram e se delinearam por meio de acontecimentos históricos, culturais e sociais. Cada país  tem sua extensão territorial definida pela quantidade de quilômetros quadrados de seu território.
No planeta Terra, os oceanos ocupam mais de 70% de toda a área, o restante, cerca de 29,1 %,  é referente às regiões continentais estimadas em 149,3 milhões de quilômetros quadrados. Cada país é subdividido em estados (ou províncias), distritos e cidades.
Todo estudante, quando inicia os estudos em geografia na escola, logo ficam curiosos em saber qual o maior país do mundo e, não somente pela curiosidade, poderemos considerar que a extensão territorial de uma nação interfere diretamente nas sua história, composição cultural, densidade populacional, estrutura de serviços públicos e no seu potencial econômico de produção e consumo.
Os antes 22 milhões de km² quadrados da URSS, foram herdados, em grande parte, pela atual Rússia que, após a dissolução do bloco soviético, manteve-se como o maior país do mundo em extensão territorial. Sendo um país euroasiático, cuja porção europeia é de 4.238.500 km².
A herança territorial predominante à Rússia é justificada pelo passado histórico e cultural do país (antes da instauração comunista), e por ter sido a base central do regime soviético, tanto que a cidade de Moscou sempre foi mantida como a capital, mesmo depois da dissolução.
Os sete maiores países do mundo são considerados países continentais, a extensão da Argentina pode ser alterada para menos, se considerarmos uma porção de seu território Antártico.


Leia a seguir, lista dos dez  maiores países do mundo em extensão territorial:
  1. Russia - 17.098.242 km²
  2. Canadá - 9.984.670 km²
  3. China - 9.640.011 km²
  4. Estados Unidos - 9.629.091 km²
  5. Brasil - 8.514.877 km²
  6. Austrália - 7.692.024 km²
  7. Índia - 3.287.263 km²
  8. Argentina - 2.780.400 km²
  9. Cazaquistão - 2.724.900 km²
  10. Sudão - 2.505.813 km²
Países de grande extensão territorial e com baixo número populacional, ou com concentração populacional em determinada área, são referidos como países de baixa densidade demográfica. Todo país de grande extensão territorial possui maiores responsabilidades sobre fiscalização de fronteira, infraestrutura de transportes e manutenção de instituições públicas nos principais pontos da nação.


Fonte: infoescola.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.