Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tipos de Climas do Mundo


Os tipos de clima na Terra determinam as paisagens em cada região.
Climas: Tropical, Deséritco e Tropical
  A variação climática na Terra é decorrente da junção de vários fatores, entre eles: latitude, altitude, circulação de massas de ar, pressão e correntes marítimas. Abaixo estão os tipos climáticos do planeta e sua ocorrência:

Equatorial:
Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas próximas à linha do Equador, com temperatura média anual de 25°C e chuvas com médias acima de 2.000 mm anual.

Tropical:
Clima quente com variações de umidade com localização entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, podendo ser mais seco (tropical seco) ou mais chuvoso (tropical úmido). Temperaturas médias de 20°C e precipitações de 1.000 a 2.000 mm bem distribuídas durante o ano, mas com mais concentração no verão.

Subtropical:
Clima quente e frio com estações mais definidas, em que o verão é quente (média 20-25°C) e o inverno mais rigoroso (0-10°C). Precipitações médias de 1.000 mm a 1.500 mm distribuídas ao longo do ano.

Mediterrâneo:
Clima com verões quentes (média 25°C) e invernos brandos (0-15°C). As chuvas acontecem no inverno e o verão é quente e seco, com médias variando de 500 a 1.000 mm.

Desértico:
Clima muito quente durante o dia, com média de 30°C, e noites com temperaturas frias, pois a amplitude térmica é bem alta (15-20°C). As chuvas são raras e podem demorar anos para acontecer. A umidade do ar é muito baixa, aproximadamente de 15%.

Semiárido:
Clima quente durante todo o dia, com média de 25°C. Chuvas escassas com média de 300 mm ao ano. Umidade do ar baixa, mas mais alta que no clima desértico, cerca de 40%.

Temperado:
Clima com invernos frios (-5°C) e verões amenos (15°C). Precipitações anuais médias entre 1.000 a 2.000 mm.

Frio de montanha ou de altitude:  
Frio constante durante todo o ano em razão das altas altitudes das montanhas, com médias anuais de 0°C e abaixo de zero, com presença de neve constante em altitudes mais elevadas. Precipitações anuais médias de 1.500 mm.

Subpolar
os índices pluviométricos variam de 200 a 1.000 mm ao ano, na estação do inverno as temperaturas são abaixo de 0ºC e no verão se elevam para uma média de 10ºC.

Polar:
Frio extremo com temperaturas sempre abaixo de 0°C, com umidade do ar muito alta em face da constante presença de neve o ano todo. Caracterizado pela presença constante de neve e gelo e as temperaturas registradas sempre se encontram abaixo de zero, os invernos são extremamente rigorosos e os verões secos.

Fonte: Brasil Escola, Mundo Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário