Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Tipos de Climas do Brasil

Tipos de Clima no Brasil



Podemos dizer que existem no Brasil 6 tipos de clima. São eles:clima equatorial úmido, clima equatorial semi-úmido, clima subtropical, clima tropical e seus variáveis: clima tropical de altitude, clima semi-árido. Vamos explicar as características de cada um desses climas.

Clima subtropical: caracteriza-se por apresentar grande variação de temperatura entre verão e inverno. Não possui uma estação seca. As chuvas são muito divididas durante o ano. Sua temperatura média é de 20°C, com temperatura mínima de 0°. Esse clima atua nas regiões ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Trópico de Câncer.

Clima semi-árido: esse clima está presente nas regiões Nordeste e Sudeste. Caracteriza-se por períodos longos de seca e chuvas concentradas em poucos meses do ano. As temperaturas são altas quase em todo o ano. A média é de 26°C.

Clima equatorial úmido: caracteriza-se pela temperatura alta o ano todo. As médias de chuva são altas e bem distribuídas durante todo o ano. A estação seca é muito curta. A região é tomada por umidade constante. Esse clima é predominante na região Amazônica.

Clima equatorial semi-úmido: caracteriza-se por um clima bastante quente, porém menos chuvoso. Isso ocorre em uma pequena área setentrional do país. O relevo acidentado e as correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul entre os meses de setembro e novembro formam esse clima. São duas as diferenças entre esse clima para o clima equatorial úmido: as estações de chuva e de seca são maiores.

Clima tropical:  caracteriza-se pela temperatura alta. As temperaturas médias maiores que 18°C são registradas em quase todos os meses do ano. É o clima predominante na maior parte do território brasileiro. Esse clima apresenta claramente as estações do ano. O índice de chuva é maior no litoral.

Clima tropical de altitude: caracteriza-se pela média de temperatura variante entre 15° e 22°C. Está presente nas regiões serranas, nas partes altas do Planalto Atlântico do Sudeste, no centro de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. As chuvas se concentram no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário