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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividades sobre cartografia



1 - A análise dos mapas apresentados em diferentes escalas permite identificar que:
a)   a redução da escala permite maior detalhamento das informações.
b) a escala utilizada na representação do mapa 1 é maior do que no mapa 2.
c) há preferência pelo uso da escala numérica em detrimento da escala gráfica.
d) a distância real entre as cidades é maior no mapa 2 do que no mapa 1, em função da escala utilizada.
e) os níveis de detalhes observados no mapa 2 resultam da utilização de uma escala maior do que a do mapa 1.

2 - (UFPB) Observe o mapa a seguir: 
Considerando a localização dos pontos A, B, C, D e E, julgue os itens a seguir:
(   ) O ponto A está localizado a 40° latitude norte e a 100° longitude oeste, praticamente, no centro dos Estados Unidos da América.
(   ) O ponto C está localizado na linha do Equador e a 20° longitude leste, no continente africano.
(   ) O ponto B está localizado a 10° longitude sul e a 40° latitude oeste, na região Nordeste do Brasil.
(   ) O ponto D está localizado a 60° latitude norte e a 100° longitude leste, no continente asiático.
(   ) O ponto E está localizado a 20° longitude sul e a 130° latitude leste, na Austrália.

3 - A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é:
a) Linha do Equador      b) Trópico de Capricórnio
c) Meridiano de Greenwich     d) Trópico de Câncer

4 - (UFC) Em um mapa de escala 1:100.000, um rio está representado da nascente até a foz por 5 cm. Qual é o seu comprimento real em km?
a) 500 km           b) 50 km       c) 15 km

d) 5 km             e) 1 km

5 - O campus da UFAC em Rio Branco dista, aproximadamente 630 km do campus de Cruzeiro do Sul. No mapa do Acre essa distância em linha reta é de 9 cm. A escala do mapa é de:
a) 1: 9.000.000                     b) 1: 6.300.000
c) 1: 630.000
                       d) 1: 900.000
e) 1: 7.000.000

6 - Analise a figura abaixo Figura: Mapa do Brasil em diferentes escalas. 
 

Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que:
a) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a riqueza de detalhes.
b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza de detalhes.
c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes.
d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes.





7 - Em um mapa rodoviário de escala não definida, a distância entre duas cidades é de 10 cm. Considerando que a distância real entre ambas é 150 km, a escala do mapa é de:
a) 1: 150.000         b) 1: 15.000
c) 1: 1.500.000     d) 1: 1.500
8 - Observe os mapas:
 

Essas representações cartográficas
a) são mapas geofísicos.
b) são mapas econômicos.
c) mostram a hierarquia urbana.
d) possuem escalas diferentes.

e) representam áreas iguais.

9 - Sobre a representação cartográfica, assinale as alternativas verdadeiras:
(    ) Em um mapa na escala de 1: 2.000 000, a distância de 50km entre duas cidades nele representadas será de 2,5 cm.
(    ) Graças ao sistema de coordenadas geográficas é possível posicionar corretamente os diferentes lugares da Terra nos mapas.
(   ) A escala nos informa quanto a área foi reduzida para caber num plano.

10 - De acordo com o mapa da Itália, a distância real entre os pontos A e B, sabendo que sua distância gráfica é 6cm, é: 
a)  72 km
b) 200 km
c) 720 km
d) 2000 km
e) 7200 km

11 - Em um mapa de escala 1:100.000, um rio está representado da nascente até a foz por 5 cm. Qual é o seu comprimento real em km?
 a) 500 km       b) 50 km       c) 15 km     d) 5 km   e) 1 km

12 – De acordo o mapa abaixo, dê as coordenadas dos pontos:
)      1 - Lat.: ____________
    Long.:_______________
       5 - Lat.: _________________
    Long.:__________________
 
Fonte: http://formulageo.blogspot.com.br/2012/08/atividades-de-cartografia-novo.html


5 comentários:

  1. Olá,boa noite.Por gentileza,como visualizar os gabaritos dos exercícios sobre cartografia,relevo e regionalizaçao?.Obrigada.

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  2. Boa noite, voce gostaria do gabarito dos exercicios desta postagem ou de outra?

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  3. Olá professor gostei muito dessa atividade, o senhor pode me enviar por e-mail?

    Grata,
    mageanacarvalho.eja@gmail.com

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  4. Oi, boa noite. Eu gostaria de obter o gabarito desta atividade. Você poderia envia-lá para o meu Email?

    Grato,
    gleison-nf@hotmail.com

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  5. Boa tarde Prof. Valdinei, gostaria que você envia-se o gabarito para o meu e-mail, amei as atividades. parabéns.
    obrigada!
    Adriana
    adriana.alvarinho@bol.com.br

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