Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ásia de Monçoes - Atividades - 9º Ano



http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif
Ásia de Monções:


1. Características Gerais

A Ásia de Monções é uma região banhada por dois oceanos: o Índico e o Pacífico. No Oceano Índico, destaca- se o Mar da Arábia ou Mar de Omã, entre a Península Arábica e a Península do Decã, além do Golfo de Bengala, entre a Península do Decã e a Indochina. No Oceano Pacífico, ternos o Golfo do Sião e o Mar da China Meridional.
A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina
Ásia de Monções

2. Quadro Natural

A Ásia das Monções ocupa o Sul e Sudeste Asiático, englobando a Península do Decã, Península da Indochina (incluindo a Península de Málaca), além de uma série de ilhas.
Relevo
O Sul e Sudeste Asiático apresentam três unidades morfológicas distintas.
• Ao norte estendem-se grandes montanhas que isolam a Índia e o Paquistão do Irã, da Ásia Central e da Birmânia ou Mianmar. O Himalaia é a principal formação, onde são encontrados os picos mais elevados do globo, como o Everest (8.848 metros de altitude), além de outros 60 picos mais altos do mundo.
• Na Península do Decã, temos o planalto de mesmo nome, formado de terrenos cristalinos e muito ricos em reservas minerais. Na Península da Indochina, o maior destaque é para o Planalto Cristalino do Laos.
As planícies aparecem junto aos rios, principalmente no Baixo Mecong, sendo a maior a Indo-Gangética, formada por sedimentos transportados das montanhas do Norte.
Hidrografia
Os rios que nascem no Himalaia são normalmente alimentados pela neve e pela monção de verão; são volumosos e banham as regiões de maiores pluviosidades. Os rios que nascem no Planalto do Decã são geralmente alimentados pela monção de verão e variam de volume, sendo que alguns não são perenes.
• Rio Indo
Nasce no Himalaia, região da Caxemira, corta todo o Paquistão, e desemboca no Mar de Omã ou da Arábia. E o maior rio que desemboca no Oceano Índico, com mais de 3.200 km de extensão.
• Rio Ganges
E o rio sagrado da Índia, banha a cidade sagrada de Benares (berço do bramanismo). A 350 km da costa, junta suas águas às do Rio Bramaputra, desembocando no Golfo de Bengala, junto a Bangladesh.
• Rio Bramaputra
Nasce no Tibete, nas encostas do Himalaia, passa pela Índia, Bangladesh e desemboca em forma de delta, juntamente com o Ganges, no Golfo de Bengala; possui 2.900 km de extensão.
• Rio Mecong
Nasce no Tibete e atravessa a Península da Indochina. Divide o Laos de Mianmar e da Tailândia, atravessa o Camboja e o Vietnã (banha Ho Chi Minh) e desemboca, depois de 4.500 km, no Mar da China Meridional (Oceano Pacífico)
Clima e Vegetação
A maior parte do Sul e Sudeste Asiático (Ásia de Monções) está localizada entre o Trópico de Câncer (Índia, Bangladesh, Mianmar e Vietnã) e a linha do Equador (Indonésia). A região é caracterizada pelo clima de monções, decorrente dos ventos de mesmo nome. Durante o inverno (dezembro-janeiro), as massas de ar se deslocam do continente para o mar e toda a região permanece seca. No fim da primavera, os ventos passam a soprar do mar para o continente, fato que se acentua no verão (julho-agosto). Nesta época, as chuvas são torrenciais e caracterizam os maiores índices pluviométricos do globo, como ocorre em Cherrapungi, ao sul do Himalaia, onde a pluviosidade já atingiu 12.000 mm anuais. 

3. Quadro Econômico da Ásia de Monções

Agricultura

A agricultura é a principal atividade econômica da Ásia das Monções, mas seus rendimentos são geralmente muito baixos, destinando-se basicamente à subsistência. As técnicas adotadas são atrasadas, a utilização de adubos é muito baixa, havendo importação de fertilizantes por parte de alguns países, como é o caso da Índia.
Na Indochina, Filipinas, Malaísia, Indonésia e grande parte da Índia e Bangladesh, ocorre o sistema intensivo de jardinagem (do tipo oriental), onde a mão-de-obra é abundante, empregando grandes cuidados manuais, mobilizada em pequenas propriedades rurais. Há séculos, obtêm-se aí bons rendimentos com a rizicultura irrigada, sem mecanização.
Apesar de o arroz ser o principal produto agrícola da região, a rizicultura não constitui propriamente uma monocultura. As áreas das encostas e dos planaltos ora são ocupadas pela cultura do arroz sequeiro, ora pela cultura do chá e do sorgo.
O sorgo, cereal originário da África — Sul do Saara (Sahel) e Sudão — encontra condições excepcionais para sua cultura nas regiões semi-áridas, devido ao fato de seu ciclo vegetativo ser curto — três meses — e de proporcionar duas a três colheitas em único plantio. E utilizado como forragem, tanto as sementes como as folhas, e também como alimento humano.
Nos países em que a reforma agrária não foi feita — Filipinas, Tailândia, Indonésia etc.—, as terras pertencem quase sempre aos grandes e médios proprietários, que as arrendam ou as exploram em parceria com os agricultores.
A Índia é o maior produtor agrícola da Ásia das Monções, embora ainda tenha de importar alimentos, devido à sua numerosa população. Seus produtos mais importantes são arroz, trigo, sorgo ou milhete, algodão, borracha, cana-de-açúcar, chá, amendoim, café e juta. Este último é cultivado no delta dos rios Ganges e Bramaputra, em territórios da Índia e Bangladesh.
Destaque especial se faz para a plantation realizada por ingleses e holandeses na Malaísia e Indonésia, com várias espécies de vegetais produtoras de borracha, as quais foram levadas do Brasil, a partir do final do século passado. A plantation resulta da penetração colonial dos países europeus e nos países subdesenvolvidos e tropicais. Esses grandes investimentos colocam a Malaísia e a Indonésia em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na produção mundial de borracha.
O rebanho bovino da Índia é o maior do mundo. Uma das causas de seu extraordinário crescimento foi a proibição do consumo de carne, por motivos religiosos, em algumas regiões. A vaca é considerada um animal sagrado por várias seitas hinduístas. O gado é criado de forma extensiva, não conta com pastagens permanentes e alimentação adequada, sendo a produção de leite muito reduzida.



Atividade: Ler as afirmativas e descobrir as palavras desembaralhando-as.

1) País da Ásia de monções de maior produção agrícola.
N D I A Í


2) É um país conhecido como tigre asiático.
N I G R A U A P C


3) É a capital do Paquistão.
A S A I B M A D L


4) Província localizada na Índia em que a maioria da população é islâmica e deseja pertencer ao Paquistão.
M E A C I R A X


5) Clima responsável por muitas catástrofes naturais, causando enchentes e secas prolongadas.
N O Ç E M Õ S


6) Principal formação montanhosa.
O A D C H I R I R L E-O D-A I M H A A L I


7) Pico mais elevado do globo.
T R E E S V E


8) Rio sagrado para os indianos.
A N G S G E


9) É o produto mais cultivado na região.
Z O R A R

10) Religião praticada no Paquistão.
S A M O I S M I L

11) Tornou-se país em 2002 e fala a língua portuguesa.
O I M R T-S E T L E



Nenhum comentário:

Postar um comentário