Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro - Desastres Naturais

Segundo o Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos - INPE - os desastres naturais são causados pelo impacto de um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região povoada, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas.

 Para exemplificar, uma tempestade severa (evento natural) produz fortes chuvas e ventos. Quando se desloca sobre áreas urbanas (perigo), densamente ocupadas, podem gerar destelhamentos, inundações nas áreas próximos aos rios e escorregamentos nas encostas mais íngremes, consideradas áreas de risco. Atingindo estas áreas, casas são alagadas e destruídas, pessoas acabam morrendo e outras tantas são obrigadas a procurar locais seguros, como os abrigos temporários.

Assim sendo, a tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro será abordada no "em Foco", tanto em "Desastres Naturais", quanto em "Por que Tanto Calor e Chuva?".

A Tragédia no Rio de Janeiro

O temporal que provocou tragédia no estado do Rio de Janeiro, começou a cair no final da tarde de segunda-feira (05/04/2010) e levou o caos à capital, a qual praticamente parou na terça-feira. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente na terça-feira choveu mais do que o esperado para todo o mês de abril na cidade. A tragédia das chuvas, que resultou em deslizamentos de terra, como o Morro do Bumba, em Niterói, escancarou o problema da ocupação de encostas.

Da montanha de terra e lixo que cobriu muitas casas no Morro do Bumba, um antigo depósito de lixo, foram contabilizadas muitas mortes, além da capital, e outras cidades como São Gonçalo, Petrópolis, Nilópolis, Paracambi e Magé. A maioria das mortes aconteceu em regiões de encostas e áreas de risco.

Após reunião de emergência, a Prefeitura elaborou um mapa apontando as áreas de risco prioritárias, ou seja, as que têm ainda chances maiores de sofrer deslizamentos.

As autoridades municipais discutirão a aplicação pontual de intervenções que, na prática, devem representar o despejo de milhares de pessoas em 33 bairros cariocas.

Causas da tragédia

Desastres naturais - Brasil - Enchentes * Este link direciona para uma página em flash e/ou gifts animados.
Saiba mais

ícone para acessar lista de imagensFotos*  dos transtornos causados pela chuva no Rio de Janeiro
Acesse as fotos

Fonte: SEED/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário