Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Por que Tanto Calor e Chuva?

Recentemente nos deparamos com altas temperaturas e excesso de chuvas em muitas cidades brasileiras. Para compreender os motivos e as consequências desses fenômenos, associados ao tempo e ao clima, necessitamos de vários materiais em diferentes áreas do conhecimento.

Chuva - Calor e Chuva

 A chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de água sobre a superficie da Terra. Seu processo de formação ocorre quando a água que está na superfície da Terra, ao ser aquecida pelo calor do Sol, evapora e se mistura com o ar. Como no alto da atmosfera o ar é muito frio, nessa região o vapor de água se condensa, formando pequenas gotinhas de água ou minúsculos cristais de gelo que flutuam no ar, dando origem ás nuvens. Com o tempo mais água pode se condensar, aumentando o tamanho das gotinhas. Quando o peso não lhes permite mais ficarem suspensas, as gotas de água caem de volta para a superfície da Terra, formando dessa maneira as gotas de chuva.

Tempo e Clima - Calor e Chuva

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), existe diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região.
Desta maneira, tempo e clima são dois termos que estão intimamente relacionados, mas, mesmo assim, distintos. É bom lembrar, que a temperatura, chuva, vento, umidade, nevoeiro, nebulosidade, etc., formam o conjunto de parâmetros do tempo (estado instantâneo da atmosfera) e o clima, portanto, corresponde ao comportamento das condições atmosféricas de determinado lugar por muitos anos sucessivos.

Urbanização - Calor e Chuva

Somente na segunda metade do século XIX e todo o século XX ocorreu um intenso processo de urbanização da população mundial. Com o rápido e em muitos casos desordenado crescimento das cidades, muitos países passaram a acumular problemas ambientais como: Ilhas de calor, resíduos sólidos, ocupações irregulares, impermeabilização do solo e enchentes. As grandes cidades enfrentam mais esses problemas devido a densidade populacional alta, as condições de vida precária e os investimentos públicos insuficientes.
Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.