Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

Porque a Água do Mar é Salgada?

Para explicar o porquê de os mares serem salgados é necessário que saibamos que além do NaCl (“NaCl” é o cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal, o sal de cozinha, é a substância utilizada formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio, então a fórmula química é NaCl. Você sabia que para cada litro de água do mar, há cerca de 32 gramas de sal.) Há outras substâncias dissolvidas nestas águas do mar como: sulfato de cálcio, cloreto de potássio, cloreto de magnésio dentre outras. Porém, o “NaCl” está em maior quantidade, predominando por isso o sabor salgado.
No nosso planeta 84% do total da água evaporada em direção a atmosfera é proveniente dos oceanos, porém devido a ações do vento apenas 77% do total de água que retorna a superfície em forma de chuva cai no lugar de origem, ou seja, nos oceanos.
Já os rios são responsáveis por 16% da água evaporada no planeta, mas recebem 23% da água que retorna a superfície. Os rios, ao contrário dos oceanos recebem mais água do que perdem. E para que este sistema continue em equilíbrio, os rios deságuam nos mares.
Quando percorrem as terras continentais em direção ao oceano, as águas dos rios carregam íons – átomo de cloro com 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons - que se soltam das rochas e que se ligam a outros íons como o de cloro e o de sódio. Essa união forma o Cloreto de Sódio, ou NaCl que é levado junto as águas dos rios ao mar.
Como o sal não é evaporado com a água, todas essas substâncias vindas dos rios se acumulam nos mares. A repetição deste processo desde os tempos remotos do planeta terra levou a uma concentração de NaCl nos mares, tornando-os salgados
                                                                    cloreto de sódio

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3355553-EI8406,00.html 

2 comentários:

  1. INteressante essa essa pegunta!
    Mais porfessor,isso não é materia de quimica? O.o

    ResponderExcluir
  2. tata, este assunto é bem abrangente, se formos falar da composição quimica da água do mar, entraremos mais no ambito da quimica, porém se falarmos das aguas marinhas e suas caracteristicas, estaremos no tema aguas oceanicas, pertinente a disciplina de geografia.

    ok?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.