Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Guerra Fria - Socialismo

O mundo bipolar: a guerra fria
A guerra fria foi um conflito não armado entre as duas grandes superpotências recém saídas da segunda grande guerra, Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
 Era um conflitos entra dois países que almejavam diferentes sistemas, capitalismo e socialismo.
O socialismo:
Propõe um mundo sem divisão de classes sociais, sem a exploração do homem pelos próprios homens, sem o acumulo de propriedade privada, sem a iniciativa privada, sem exclusão social.
Como se pode perceber o pensamento socialista é totalmente o oposto do pensamento capitalista.
Os primeiros socialistas, e críticos do sistema capitalista surgiram a partir do século XIX, dentre os mais influentes temos, Thomas More, Robert Owen, Charles Fourier, Karl Marx, o mais influente, autor do livro O Capital.
Fato marcante do fracasso do socialismo soviético, é que este se afastou dos ideais socialistas, o governo tornou-se autoritário e algumas pessoas, principalmente do governo tinham privilégios que as demais pessoas não tinham, como carros, casas maiores, casas em praias, evidenciando características capitalistas, pois formava-se ai classes privilegiadas em detrimento de outras classes.
No socialismo soviético predominava a economia planificada, diferente da economia de mercado norte americana.
Alguns países ou estados ainda se declaram socialistas, são eles:

Na historia da America do Sul temos apenas um país que se declarou socialista.  Foi o chile, em 1970, porem 3 anos depois o presidente Salvador Allende foi deposto, começo ai o periodo de ditadura comandado por Augusto Pinochet.

Capitalismo x Socialismo
Já sabemos, então, como funcionam estes dois tipos de sistema, o Capitalismo, baseado em uma economia de mercado, e o Socialismo, baseado em uma economia planificada, com a interferencia total do Estado. Podemos entao perceber que seria impossivel a convivência destes dois modos de produção.
Tivemos um periodo de quase 50 anos de um dos mais tensos e complicados conflitos que já existiu. Esta guerra jamais teve um combate direto entre os inimigos, por isto recebeu o nome de GUERRA FRIA.
Este período ficou conhecido como “Ordem Bipolar”, onde Estados Unidos e URSS buscavam a supremacia de poder econômico, de poder bélico e de conquistas tecnológicas.
Um fato marcante desta disputa foi a chamada “Corrida Espacial”.

Atividades:
1)      Escreva como foi a corrida armamentista.
2)      Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite em órbita, o Sputinik I (1957) e tambem os primeiros a mandarem um ser vivo para fora da órbita da Terra, a cachorra Laika (1961), no entanto a vitoria na corrida espacial foi dos EUA, explique como foi esta vitória.
3)      Explique como foi o fim da Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.