Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

População Negra no Brasil



POPULAÇÃO NEGRA DO PAÍS

A população brasileira foi estimada em 184,4 milhões de habitantes, em 2005, segundo a PNAD, sendo que 91 milhões de pessoas se declararam de cor/raça parda ou preta, aproximando-se bastante da população branca, estimada em 92 milhões. Assim, os negros (pardos e pretos) correspondem, hoje, praticamente à metade da população do país.
Destes, 35,8 milhões residem na Região Nordeste e 32 milhões, no Sudeste.
O Estado de São Paulo contava, em 2005, com a maior população negra do país, com aproximadamente 12,5 milhões de pessoas de raça/cor preta ou parda, correspondendo a 31% dos habitantes do Estado, segundo dados divulgados pela PNAD. Entretanto, em termos relativos, é um dos Estados com menor proporção de negros, juntamente com os da Região Sul, pois, nos demais, as pessoas que se declararam pretas ou pardas equivalem a mais de 50% da população. Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%. Somando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, têm-se mais de 30 milhões de negros do país.
Em comparação com o Censo realizado em 2000, o percentual de pardos cresceu de 38,5% para 43,1% (82 milhões de pessoas) em 2010. A proporção de negros também subiu de 6,2% para 7,6% (15 milhões) no mesmo período. Esse resultado também aponta que a população que se autodeclara branca caiu de 53,7% para 47,7% (91 milhões de brasileiros).
Mesmo com esta proporção de negros o Brasil ainda é racista e discriminatório.

Nível superior
O Censo Demográfico de 2010 apontou a grande diferença que existe no acesso a níveis de ensino pela população negra. No grupo de pessoas de 15 a 24 anos que frequentava o nível superior, 31,1% dos estudantes eram brancos, enquanto apenas 12,8% eram negros e 13,4% pardos.

Mercado de trabalho
A nova publicação também traz um dado conhecido: os brancos continuam recebendo salários mais altos e estudando mais que os negros (pretos e pardos).

 População negra nos estados brasileiros
A população de pardos, por exemplo, é mais comum no Nordeste e no Norte (com destaque para o Pará, com 69,5% de pardos), enquanto os negros estão mais presentes nos Estados da região Nordeste, principalmente na Bahia, onde 17,1% autodeclararam- se negros (2,4 milhões de pessoas).

Abaixo estão alguns gráficos e mapas sobre estas informações:

Proporção de população negra por regiões

População negra por regiões do Brasil

Como é possível perceber, os estados da região sul apresentam pequena proporção de negros. Abaixo o mapa da proporção de negros por cidade do estado do Paraná.
População negra no Paraná


Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.