Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Guerra Fria e o Mundo bipolar

A guerra fria e o mundo bipolar

Foi um dos mais tensos conflitos da historia da humanidade. Foi uma guerra sem nunca ter havido confronto direto  entre os dois oponentes: Estados Unidos e União Soviética.
Guerra Fria foi o nome dado a esse conflito protagonizado pelas duas superpotências que dividiram o mundo em dois sistemas econômicos opostos: de um lado os EUA e seu capitalismo, de outro a URSS e seu socialismo.
Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como, por exemplo, União Soviética, China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas idéias no século XX.
A idéia do socialismo era combater as principais estruturas econômicas e sociais  do capitalismo.
Foi na União Soviética, no socialismo a economia não era regida pelas leis de mercado, como ocorre no capitalismo, o Estado assumia todo o planejamento econômico, decidindo a quantidade, os preços dos produtos, os valores a serem pagos para os trabalhadores.
Neste período da guerra fria o mundo ficou divido em duas partes, a chamada Divisão Bipolar, ou Bipolarização.
O que se disputava nesta “guerra” eram a hegemonia e a demonstração de que o seu método de governo era o melhor. Neste período buscando mostrar grandeza e intimidação os países desenvolveram seu arsenal bélico (fabricação de armas), fato que ficou conhecido como Corrida Armamentista, até porque, se houvesse realmente um confronto, venceria aquele que estivesse mais bem armado. Os Estados Unidos desenvolveram a bomba atômica primeiramente, mas a União Soviética também conseguiu desenvolve-la.
Outra demonstração de poder e supremacia econômica foi a Corrida Espacial. Disputava-se quem conseguiria chegar mais longe na exploração espacial. Neste quesito os soviéticos saíram na frente, lançando o primeiro satélite espacial e o primeiro astronauta a viajar pelo espaço foi o russo Yuri Gagarin. Porem a vitoria foi dos norte americanos, que, em 1969 chegaram a Lua, a bordo da nave Apollo 11.
O fim da guerra fria aconteceu com o fim da União Soviética, em 1991. Desta maneira os Estados Unidos saíram como vencedores. Era o fim de uma ordem mundial que durou quase cinquenta anos.

 Caça Palavras Socialismo x Capitalismo

1.       Guerra Fria
2.       Estados Unidos
3.       Proletariado
4.       Burgueses
5.       Lucro
6.       Concorrência
7.       Estatização
8.       Privatização
9.       Financeiro
10.    Inglaterra
11.    Socialista
12.    Portugal

13. Capital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.