Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2013

Regionalizações Mundiais: Países do Norte e do Sul

Países do Norte e países do Sul



            Com o fim da bipolarização e da oposição entre o capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres tornaram-se mais evidentes.

            Criou-se uma nova regionalização em que os países do Norte são ricos e os do Sul são pobres. Essa divisão é simbólica, pois não considera a linha do Equador como marco divisório. Nesse caso, o Norte e o Sul foram definidos com base nas condições econômicas e sociais dos países.

            Esta classificação leva em conta um conjunto de indicadores, como a renda per capita, os índices de violência, o desemprego, a dependência econômica e a tecnologia, moradia, educação, nutrição e saúde.
                     
Entre os países do Norte com desenvolvimento elevado estão: Estados Unidos, Canadá, a maior parte dos países da Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão.
           
Entre os países do Sul, estão os da America Latina, África, Ásia (exceto Japão) e Oceania  (exceto Austrália e Nova Zelândia). Considerando que países como o Brasil, México, África do Sul e Argentina apresentam um desenvolvimento econômico bem maior que os outros países pobres do Sul.




Atividades 

1.      Explique como se deu a nova regionalização entre os países do Norte e do Sul:

R: Com o fim da bipolarização e da oposição entre o capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres tornaram-se mais evidentes, como isto criou-se uma nova regionalização em que os países do Norte são ricos e os do Sul são pobres.


2.      Entre os países do Norte quais são os três que apresentam a melhor renda per capita?

R: Luxemburgo, Suíça e Japão.


3.      Explique com é o desenvolvimento econômico entre os países do Sul:

R: São países com diferentes níveis de desenvolvimento, no entanto eles apresentam problemas sociais em maior ou menor escala, e são constituídos por países da América Latina, África, Ásia e Oceania.





Fontes: Baseado no projeto araribá- Editora Moderna,
http://professorjoaobatista.no.comunidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.