Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Capitalismo e DIT - Atividades

O Capitalismo
O que é capitalismo: Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Como funciona o capitalismo:
- tem como principal objetivo o lucro;
- baseia-se na propriedade privada dos meios de produção.
- tem no dinheiro ou em seus similares (cartões de credito, cartões de debito, talões de cheque) o seu principal meio de troca;
- funciona segundo a lei da oferta de da procura – economia de mercado;
- predomina o trabalho assalariado. O trabalhador vende sua força de trabalho ao donos dos meios de produção em troca de um salário, ou seja, a força de trabalho é uma mercadoria.
- no sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes.
O capitalismo e sua evolução
O capitalismo teve origem na Europa entre os séculos XIII e XIV, com o Renascimento urbano e comercial.
A partir do século XV, com as grandes navegações, expandiu-se para outros lugares (Ásia, Oceania, África e América), dando origem à primeira Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
A DIT explica as relações comerciais de produção entre os países.
A evolução do Capitalismo consiste em 3 fases:
1-      Capitalismo comercial ou pré-capitalismo;
2-      Capitalismo industrial;
3-      Capitalismo financeiro.
Capitalismo comercial
Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. A moeda substitui o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.
Capitalismo industrial:
No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos. O dono da fábrica conseguiu, desta forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produção acontecia com mais rapidez. O desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste período.
O lucro ficava com o empresário que pagava um salário baixo pela mão-de-obra dos operários. As indústrias, utilizando máquinas à vapor, espalharam-se rapidamente pelos quatro cantos da Europa. O capitalismo ganhava um novo formato. 
Capitalismo Financeiro ou monopolista:
Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.
Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários países, mantendo um comércio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual.
Atividades:
1- O que é capitalismo?
2- Cite duas características do funcionamento do capitalismo.
3- O capitalismo teve origem nos séculos ___________ na ____________com o _________________________.
4- O que é DIT e quando teve sua origem?
5- Qual são as 3 fases do capitalismo?
6- Assinale a alternativa correta:
a-     A atual fase do capitalismo é o capitalismo industrial
b-    O capitalismo financeiro consiste no sistema bancário e no mercado globalizado
c-     No capitalismo o lucro não é prioridade
d-    No mundo não predomina o sistema capitalista
7- Neste período, a moeda substitui o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais. Estamos falando de qual fase do capitalismo?
a)   Capitalismo comercial
b)   Capitalismo industrial
c)   Capitalismo financeiro
8- Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Estamos falando de:
a)   Capitalismo comercial
b)   Capitalismo industrial
c)   Capitalismo financeiro
9- Surgiu após o advento da Revolução industrial, na Inglaterra. Estamos falando de:
a)   Capitalismo comercial
b)   Capitalismo industrial
c)   Capitalismo financeiro
10- Responda:
a- O que é monopólio e oligopólio?
b- Quais são as formas de Oligopólio e explique cada uma. (cartel, truste, conglomerado e holding).


3 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.