Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Atividades sobre aquecimento atmosferico global


Aquecimento Atmosférico Global

Entre os principais problemas ambientais que tem desencadeado o processo de empobrecimento da biodiversidade do planeta está o chamado aquecimento global. Esse fenômeno consiste no aumento gradativo da temperatura média da Terra, o que poderá acarretar drásticas alterações climáticas, como a acentuação dos efeitos El Nino e La Nina, a expansão das áreas desérticas e o derretimento de geleiras. Segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas. Segundo estudos realizados periodicamente no ultimo século, já houve um aquecimento atmosférico global médio de aproximadamente 0,6 ºC.
Uma das tentativas para se conter esse aquecimento foi a assinatura do Protocolo de Kyoto, onde os países se comprometeram em reduzir as emissões de carbono na atmosfera, documento este, que os Estados Unidos se recusaram a assinar. Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul, na época do protocolo de Kyoto, os Estados Unidos eram os maiores emissores de gases de efeito estufa.
O aquecimento global decorre da intensificação do efeito estufa, fenômeno natural que impede que a atmosfera terrestre se resfrie de maneira excessiva. Como sabemos, grande parte da energia solar que atinge nosso planeta é absorvida pela superfície. Essa energia é transformada em calor, que aquece a atmosfera terrestre. Vimos que parte desse calor desprende-se da atmosfera, perdendo-se no espaço. O restante do calor fica aprisionado por uma camada de gases e de poeira que mantem a temperatura da atmosfera numa média ideal para a existência da vida, dando origem ao que os cientistas chamam de efeito estufa natural. Desde o seculo XX, o lançamento de milhares de toneladas de poluentes na atmosfera, sobretudo o dióxido de carbono proveniente da queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, a gasolina, o diesel, vem impedindo a saída do calor excessivo para o espaço, ficando preso na atmosfera, a esse efeito chama-se efeito estufa artificial. Veja como funciona: 
 
Teste o que você aprendeu:
  1. Escreva o que você entende por aquecimento global.
  2. Quais as consequências do aquecimento global?
  3. Oque tem acontecido com as regiões polares e montanhas, devido ao aquecimento global?
4– Sobre o efeito estufa é correto afirmar que:
a) é o aquecimento da temperatura do planeta
b) é o aquecimento da quantidade de oxigênio na atmosfera
  1. é o buraco na camada de ozônio
d) é o congelamento das calotas polares
5 - O efeito estufa na Terra é garantido pela presença de:
a) oxigênio
b) nitrogênio
c) dióxido de carbono
d) amônia
6 - O aumento na quantidade de gases responsáveis pelo efeito estufa afeta:
a) equilíbrio químico
b) aquecimento global
c) equilíbrio geométrico
e) esfriamento do planeta
7 - Qual o país que mais contribui para o efeito estufa e não quis assinar o tratado de Kyoto:
8 – Qual era o propósito do Protocolo de Kyoto?
9 – O que você acha que podemos fazer para reduzir o aquecimento do planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário