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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Industrialização do Brasil - Questões

1- A partir de quando várias empresas internacionais intensificaram sua atuação no Brasil? Por quê?
R- Após a Segunda Guerra Mundial. Porque o Brasil apresentava eleborou projetos e propiciou benefícios para que grandes corporações internacionais se instalassem no país. Além disso, havia disponibilidade de mão de obra e matéria-prima.

2- Atualmente é grande o número de empresas brasileiras atuando no exterior. Cerca de quantas empresas brasileiras atuam no exterior? Qual é a maior delas? Em que setor da economia atua?
R- Cerca de 350 empresas brasileiras atuam no exterior, sendo que a Vale é que possui maior ativos no exterior. A Companhia Vale atua no setor de mineração.

3- Quais vantagens buscam as empresas brasileiras que se internacionalizaram?
R- Maior competição no mercado internacional e, é claro, maior lucro. Em 2011, por exemplo as filiais brasileiras investiram no exterior U$ 19,1 bilhões.

4- Por que a população pobre é a mais afetada pela poluição ambiental?
R- Porque é esta parcela da população que geralmente está mais exposta ao danos provocados pela industrialização, pelo fato de ser a mão de obra das indústrias, por habitarem áreas contaminadas, como encostas de morros, áreas próximas a leitos e rios contaminados, ou seja, na periferia, onde as condições de saneamento são mais precárias.

5- Quais são os tipos de empresas quanto à origem do capital?
R- Privadas: pertencem a uma pessoa ou grupo, que não seja o Estado.
Estatais: pertencem ao Estado.

6- O que é uma empresa transnacional?
R- São empresas que têm filiais em países diferente do seu país de origem.

7- Defina:
a) indústria de base ou de bens de produção.
R- São indústrias que transformam recrusos naturais em bens para outras indústrias. Exemplos: as siderúrgicas (ferro e aço) e as petroquímicas (produção de derivados de petróleo).

b) indústria de bens intermediários.
R- São indústrias responsáveis pela produção de máquinas e de equipamentos necessários a outras indústrias. Exemplos: as inddústrias de autopeças, de ferramentas, de motores.

c) indústria de bens de consumo duráveis.
R- Produzem bens que são consumidos diretamente pela população. Estes bens duram um longo tempo, como por exemplo: geladeiras, automóveis, artigos de informática, entre outros.

d) indústria de bens de consumo não duráveis.
R- Produzem bens que são consumidos diretamente pela população. Estes bens não tem um longo período de duração. São exemplos: roupas, calçados, alimentos.

8- Quais são as principais consequências da poluição ao ser humano?
R- Doenças respiratórias, câncer e até ma formação de fetos, quando houver exposição excessiva à poluição.

9- Assinale V ou F corretamente:
( V ) O desenvolvimento industrial vem causando grandes impactos e desequilíbrios ao meio ambiente.
( V ) Os poluentes são lançados no meio ambiente pelas indústrias de forma direta e indireta.
( F ) A emissão de poluentes na atmosfera vem sendo reduzida significativamente.
( V ) Uma das consequências da poluição ambiental é o efeito estufa artificial, que provoca o aquecimento global.
( F ) O que dificulta que haja um aumento desenfreado da poluição é a eficiente fiscalização por parte dos órgãos competentes.
( F ) O Brasil é um país que possui poucos exemplos de empresas poluidoras.
( V ) O Brasil é um dos países que mais reciclam materiais. É o país que mais recicla alumínio, por exemplo.
( F ) A cidade de Cubatão ainda é conhecida como “Vale da Morte”.

10- Assinale a alternativa correta:
a) as empresas transnacionais vêm ou vieram para o Brasil apenas com o interesse de aproveitar o menor custo da mão de obra.
b) o governo brasileiro não privilegiou os interesses das empresas multinacionais.
c) o Brasil não está inserido nesse processo de internacionalização de empresas.
d) o Brasil é uma das nações emergentes que possui o maior número de empresas atuando em outros países.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

América do Sul: Platina

1. Como é dividida a América do Sul?
2. Quais são os países da América Platina?
3. A região platina é assim chamada porque é banhada pela bacia do __________.
4. A maior parte da população Paraguai é formada por ____________ (mistura de índios e brancos)
5. Região mais urbanizada da América platina.
6. A argentina é o país com a____________ mais expressiva da América Platina.
7. Os países da América platina são economicamente dependentes de atividades _____________.
8. _____________, soja e carne são os produtos agropecuários de maior destaque na pauta das de exportações de Argentina, Uruguai e Paraguai.
9. O brasil tornou-se um grande exportador para esses países, sobretudo após a criação do ___________________.
10. Historicamente, a Argentina se destaca como um grande exportador de ____________.
11. Essa produção é possível graças à existência de áreas extremamente favoráveis, como os ________.
12. No Uruguai, a principal atividade econômica é a _______________.
13. Os agricultores brasileiros radicados no Paraguai são denominados ____________________.
14. Principal produto da pauta de exportações paraguaias é a _____________.
15. O mais importante recurso mineral explorado na Argentina é o ______________.
16. No Uruguai e no Paraguai, a atividade industrial – basicamente ligada as produções __________ e alimentícia.
17. O Paraguai exporta para o Brasil quase a totalidade de sua parte da ___________ a gerada pela usina de Itaipu.

18. O _________________ é uma das atividades econômicas mais importantes do mundo atual.


Gabarito:
Andina, Platina, Guianas, Brasil
Argentina, Uruguai, Paraguai
Rio da prata
Mestiços
Buenos Aires 
Economia
Agropecuárias 
Trigo
Mercosul
Alimentos
Pampas
Pecuária
Brasiguaios
Soja
Petróleo
Têxtil
Energia elétrica
Turismo

América do Sul: Guianas

 A palavra guiana deriva do vocábulo indígena guyana, que significa “terra de muitas águas”. Essa era a maneira como os indígenas chamavam a área onde se localizam atualmente a Guina, o Suriname (ex-Guiana Holandesa) e a Guina Francesa.
Os três territórios localizam-se no norte da América do Sul, diferenciam-se muito dos demais países sul-americanos, principalmente pelo fato de suas histórias coloniais estarem associadas a ingleses, franceses e holandeses e também pelo tardio processo de independência.
01 - A GUIANA.
A República Cooperativa da Guiana tornou-se independente em 1966, cerca de 80% de seu território de 214.073 Km² é coberto por floresta, suas terras é formado por planaltos com ocorrências de serras e planícies.
A população é formada por negros, indígenas, europeus, chineses, por indianos trazidos do sul da Ásia pelos colonizadores ingleses e por aqueles que originaram da miscigenação desses grupos étnicos.
A atividade industrial é pouco desenvolvida, e o padrão de vida da população é baixo, as terras cultivadas encontram-se na região costeira, onde vivem a maior parte da população do país e onde são cultivados principalmente cana-de-açúcar – o principal produto agrícola – arroz, banana e café.
02 - O SURINAME.
A República do Suriname conquistou sua independência em 1975, antes era chamado de Guiana Holandesa, seu território de 163.820 Km² é formado por uma vasta planície ao norte, colinas no centro coberto por florestas e savanas, o clima predominante é o equatorial.
A população é formada da miscigenação entre indígenas e descendentes de indianos, paquistaneses, javaneses, indonésios, chineses e japoneses, ou seja é uma população bastante heterogênea refletindo a forma como os governantes das metrópoles europeias deslocavam os povos de uma colônia para outra, a fim de obter mão-de-obra.
Principais riquezas do país: Plantações de arroz e a exploração de bauxita que responde por 90% de suas exportações. A atividade industrial é muito pequena.
O Suriname vem enfrentando diversas crises políticas e econômicas, com regimes autoritários, golpes de Estado, tráfico de drogas e ataques guerrilheiros que têm afugentado os investimentos estrangeiros e forçado a emigração de muitos de seus habitantes.
02 -A GUIANA FRANCESA.
A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França seu território possui 91000 Km² e a população é 187 mil habitantes formada diversas etnias descendentes direto ou miscigenados dos seguintes grupos: africanos, europeus, chineses, vietnamitas e uma minoria árabes e indígenas, a maioria dessa população vive nas cidades litorâneas, sobretudo em Caiena, a capital.
Cerca de 90% do território da Guinas Francesa é coberto por floresta. A economia basea-se na exploração de madeira, na pesca, no turismo e na extração de ouro, a produção agrícola é insuficiente para o abastecimento interno, o que obriga a importação da França.
Na Guina Francesa está localizada a Base de Kouru, de onde são lançados foguetes espaciais que conduzem satélites para os mais diversos fins. A localização geográfica e astronômica dessa base favorece a economia de combustível usado para efetuar seus lançamentos.

GUIANA, SURINAME E GUIANA FRANCESA -ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO DO TEMA.
1- Sobre as Guianas, responda: 
a- Qual é o maior país vizinho deles?
b) São banhados por qual dos oceanos?
c) Quais são as suas capitais?

02 – O que explica dizer que a Guiana Francesa é um Departamento ultramarino da frança?

03 – Sobre esses territórios responda:
A – O que os diferenciam dos demais países da América do Sul?

B – Além do passado histórico, no aspecto natural cite as características que esses territórios têm em comum?

C – No aspecto econômico o que esses territórios têm em comum?

4– Qual das Guianas possui uma base espacial?

a) Suriname 

b) Guiana 

c) Guiana Francesa



5- Qual das Guianas possui instabilidade política no qual afugenta investidores externos?

a) Suriname

b) Guiana 

c) Guiana Francesa



6– Coloque os nomes dos países das Guianas: 

7 - Qual país europeu colonizou o Suriname?

a)Inglaterra

b) França 

c)Holanda



8 - Qual país europeu colonizou a Guiana?

a)Inglaterra

b) França 

c)Holanda



9 – O clima das Guianas se caracteriza por ser quente e úmido no qual favorece o crescimento de 

uma vegetação de floresta tropical. Que clima é este?

a) Tropical 

b) Desértico 

c) Equatorial d) Subtropical



10– Complete: Oficialmente chamado de República do ____________ é um país do norte da 

América do Sul, limitado a norte pelo oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo 

Brasil e a oeste pela Guiana.


11– Relacione as Guianas com seus respectivos idiomas oficiais:

(      ) Inglês

(      ) Holandês

(      ) Francês

A – Guiana

B – Suriname

C – Guiana Francesa



12– A floresta predominante nas Guianas é a :

a)Amazônia 

b) Mata Atlântica 

c)Savana

Questões sobre agropecuária no Brasil

1- Em quais regiões brasileiras a atividade agropecuária é mais intensa?
R= 

2- O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal. Qual é a destinação da maior parte da produção?
R=

3- Qual estado brasileiro é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar?
R=

4- O estado do Paraná é um dos maiores produtores agrícolas do país. Quais as culturas nas quais o Paraná apresenta a maior produção entre os estados brasileiros.
R= 

5- O Brasil está entre os maiores produtores agrícolas do mundo e vem apresentando, nos últimos anos, um grande crescimento na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas. Este aumento corresponde ao aumento do mercado global. Assinale a alternativa que contém os dois cultivos que, juntos, correspondem a 80% da produção brasileira de grãos:
a) ervilha e feijão
b) soja e milho
c) milho e trigo
d) soja e feijão

6- De acordo com o gráfico “Brasil: áreas plantadas por diversas culturas (ha)”, na página 134, as culturas que ocupam as maiores áreas são:
a) cana-de-açúcar e soja
b) soja e milho
c) milho e trigo
d) soja e feijão

7- “Estimado em 207 milhões de animais, o rebanho ______________ nacional está entre os maiores do mundo”.
Assinale a alternativa que contém o termo que preenche corretamente o espaço acima.
a) Equino
b) caprino
c) suíno
d) bovino

8- Entre as razões que favoreceram o aumento das áreas de cultivo de cana-de-açúcar no Brasil, podemos citar:
a) aumento do consumo interno de açúcar.
b) barateamento do custo de produção.
c) produção de biocombústivel (etanol).
d) aumento da exportação de açúcar.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

América Central - Regionalização

Atividade América Central - Regionalização

1- Localize e identifique os países da América Central.
2- Localize e identifique os mares e oceanos que banham a América Central.



Fonte: http://geoemsaladeaula.blogspot.com.br/2012/05/mapa-mudo-america-central.html

segunda-feira, 21 de julho de 2014

quinta-feira, 3 de julho de 2014

ATUALIDADES - IDH

O IDH é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento de um país. Ele combina a renda per capita do país e indicadores em saúde e educação. Faça o simulado e saiba tudo sobre o IDH



1 - Além da renda per capita do país, quais são os outros critérios levados em conta na avaliação do IDH?
a) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
b) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
c) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
d) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.

2 - Qual país obteve a melhor classificação no IDH em 2013?
a) Islândia.
b) Suécia.
c) Alemanha.
d) Suíça.

3 - Qual é a classificação do Brasil no IDH?
a) Muito alto desenvolvimento humano.
b) Alto desenvolvimento humano.
c) Médio desenvolvimento humano.
d) Baixo desenvolvimento humano.

4 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida do brasileiro aumentou cerca de 18 anos nas últimas quatro décadas. Aponte a alternativa que não traz uma das causas para esse aumento.
a) Campanhas de vacinação.
b) Maior acesso a serviços de saúde.
c) Melhora na educação.
d) Penas mais duras para crimes graves.

5 - As causas de morte são um indicador da qualidade de vida de um país. No Brasil, o aumento no número de mortes provocadas por doenças do aparelho circulatório, por exemplo, indica, além do envelhecimento da população, o aumento no número de pessoas que adotam um estilo de vida inadequado (sedentarismo, má alimentação, consumo de álcool e cigarros). Indique a alternativa que aponta, respectivamente, os motivos da redução de doenças infecciosas e do aumento no número de mortes causadas por câncer no Brasil.
a) Melhora do saneamento básico e envelhecimento da população.
b) Realização de mais campanhas de vacinação e falta de diagnóstico adequado para tumores.
c) Melhora na alimentação e aumento do número de fumantes.
d) Descoberta de tratamentos mais eficazes e maior exposição à poluição.

6 - Em 2010, o Japão obteve o mais alto índice de saúde calculado pelo Pnud. O que é levado em conta nesse cálculo?
a) A taxa de mortalidade infantil.
b) A expectativa de vida da população.
c) O número de pessoas com acesso a saneamento básico.
d) A relação entre o número de hospitais disponíveis e o tamanho da população do país.

7 - A média de anos de estudo aumentou mais de 20% no Brasil, passando de 5,5 anos em 2000 para 7,2 anos em 2009. Mas o país ainda enfrenta desafios no campo da educação. Indique a alternativa que traz os principais problemas que prejudicam a qualidade do ensino no país.
a) Falta de material pedagógico adequado e professores mal qualificados.
b) Violência nas escolas e alto preço do material escolar.
c) Despreparo dos professores e horários inadequados para aulas.
d) Falta de merenda escolar e desrespeito aos professores.

8 - Nos últimos anos, o número de alunos matriculados no Ensino Fundamental no Brasil tem caído. Em 2002, o país possuía 35,3 milhões de alunos matriculados nesse nível de ensino e em 2009 o número passou para 31,7 milhões. Qual é a causa para essa queda?
a) Aumento da miséria em regiões rurais, obrigando crianças a trabalhar em plantações para ajudar a família.
b) Aumento do número de famílias de alto poder aquisitivo que optam por ensinar seus filhos em casa com professores particulares.
c) Baixos salários dos professores, provocando a migração desses profissionais para outras carreiras e causando déficit no número de docentes necessários para manter as escolas.
d) Queda na taxa de natalidade, causando a diminuição do número de crianças em idade escolar.

9 - O índice de Gini mede um dos aspectos que causam mais impacto na qualidade de vida dos cidadãos de um país. O que é medido nesse índice?
a) A taxa de analfabetismo de um país.
b) O número de mulheres que morrem ao dar à luz.
c) A desigualdade na distribuição de renda.
d) O número de mortes violentas entre pessoas com mais de 25 anos.

10 - Em 2010 foram criados três novos índices que complementam o IDH. Um deles é o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que mede as desvantagens das mulheres em relação aos homens na sociedade. Indique a alternativa que não traz um dos aspectos levados em conta na medição do IDG.
a) Proporção de adolescentes que tiveram filhos.
b) Proporção de homens e mulheres acima dos 25 anos que estudaram até o segundo grau completo.
c) Número de ocorrências de violência doméstica contra a mulher.
d) Participação de homens e mulheres no mercado de trabalho.

Escala Cartográfica - Exercícios

01 (UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.

Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.

02 (UNIVALE) Em um mapa de escala 1: 3.000.000, quantos centímetros serão necessários 
para representar uma reta de 150 km reais? Assinale:
a) 20
b) 2
c) 50
d) 5
e) 0,2

03 (Mack-2006) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma reserva 
florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A área da reserva florestal 
medirá, na realidade,
a) 3,6km2.
b) 36 km2.
c) 360 km2.
d) 3.600 km2.
e) 36.000 km2.

04 (UECE-2000) Considere dois mapas que representam a Região Metropolitana de 
Fortaleza (RMF) com as seguintes escalas:
Mapa 01 (1:50.000);
Mapa 02 (1:500.000)
Pode-se afirmar verdadeiramente que:
a) em ambos os mapas há uma representação cartográfica com grande riqueza de detalhes;
b) os dois mapas possuem o mesmo tamanho;
c) o mapa 02 apresenta riqueza de detalhes por ter escala grande
d) o mapa 01 tem maior tamanho e representa com maior riqueza de detalhes a área da RMF

05. (UEPG-PSS) Se, em determinado mapa, a distância de 250 km entre duas cidades é 
representada com 10 cm, qual é a escala desse mapa?
a) 1: 2.500
b) 1: 25.000
c) 1: 250.000
d) 1: 2.500.000
e) 1: 25.000.000

06 (AGFV) O professor de Geografia de Maria, que mora numa cidade do interior de 
Mato Grosso, solicitou que todos os alunos elaborassem uma representação do bairro 
onde moram.
A partir dessas informações, assinale a escala cartográfica que Maria deveria utilizar, 
considerando o tamanho da área a ser representada.
a) 1:100.000
b) 1:750.000
c) 1:1.500.000
d) 1:10.000
e) 1:250.000

07 (UFRN) Um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, 
por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a 
escola está localizada. Foram colocadas à disposição dos alunos duas bases
 cartográficas com as seguintes escalas: cartograma 1 - escala de 1:25.000; 
cartograma 2 - escala de 1:500.000. Considerando que devem ser representados, 
no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, os alunos devem utilizar o:
a) cartograma 1, porque a escala é maior e oferece a possibilidade de representação 
de mais detalhes.
b) cartograma 2, porque a escala é menor, possibilitando trabalhar com mais detalhes.
c) cartograma 1, porque a escala é menor, sendo ideal para trabalhos com pequenas áreas.
d) cartograma 2, porque a escala é maior, sendo ideal para representar mais detalhes 
de uma determinada área.

08. (PUCRS) Um cartógrafo, ao mapear um alinhamento montanhoso, precisou 
calcular a representação numa escala de 1:12.500.000. Observando outro 
mapa do mesmo local, percebeu que o alinhamento estava reduzido a 1,5 
na escala de 1:10.000.000. Qual será a representação no mapa desse alinhamento
 na escala de 1:12.500.000, em cm?
a) 1,2
b) 1,5
c) 1,8
d) 12
e) 18

09. (UEM) Em um mapa na escala 1:1.000.000, três cidades brasileiras são 
representadas pelos pontos A, B e C. A distância do ponto A ao ponto B, localizado 
a leste de A, é 6 cm. Ao norte de A, localiza-se o ponto C, a uma distância de 8 cm. 
Assinale o que for correto.
01) A distância real entre as cidades representadas pelos pontos B e C é 100 km.
02) A distância real entre as cidades representadas pelos pontos A e B é 6 km.
04) As cidades representadas pelos pontos A e B se localizam em zonas climáticas 
distintas.
08) Se o clima na cidade em A é subtropical e o clima na cidade em C é tropical, e
ntão o Trópico de Capricórnio se localiza entre essas cidades.
16) As cidades representadas pelos pontos A e C estão localizadas entre meridianos 
distintos.

10. (UEM) Sobre a representação cartográfica da superfície terrestre, é correto afirmar que:
01) nos mapas topográficos as curvas de nível representam as variações planimétricas 
do terreno, unindo os pontos com as mesmas equidistâncias.
02) mapas realizados em uma escala 1:1.000.000 são considerados mapas de escala grande, 
enquanto mapas com escala 1:10.000 são de escala pequena.
04) a medida de 5cm de distância entre duas cidades, em um mapa na escala 1:500.000, 
corresponde, na superfície terrestre, a uma distância de 25 km.
08) a posição de um lugar na superfície terrestre é dada pelos paralelos, que servem 
para indicar a longitude em relação ao Equador, e pelos meridianos, que indicam a 
latitude em relação a Greenwich.
16) a legenda serve para explicitar o significado dos símbolos e das representações 
gráficas utilizadas no mapa.
11. (UFRGS) Um geógrafo precisa representar uma porção da superfície terrestre 
de 10 km de largura por 20 km de comprimento numa folha de papel de 22 cm por 44 cm.
Qual escala permite representar de forma adequada e legível essa superfície numa folha 
dessas dimensões?
a) 1:10.000.
b) 1:25.000.
c) 1:50.000.
d) 1:250.000.
e) 1:500.000.

12. (UEM) Os mapas ou cartas são formas de representação cartográfica da superfície 
terrestre e dos diversos aspectos naturais, econômicos, demográficos, sociais que 
nela ocorrem, elaborados em diversas escalas. Sobre esse tema, é correto afirmar que
01) um mapa elaborado na escala 1:5.000.000 é considerado de grande escala, 
porque possibilita o detalhamento das informações.
02) as curvas de nível ou isoípsas, representadas em mapas, são linhas que unem pontos 
de igual altitude.
04) o mapa que representa a geologia é considerado um mapa ou carta base e o que 
representa a densidade demográfica é um mapa temático.
08) o mapa topográfico é uma representação planimétrica e altimétrica da superfície terrestre.
16) a escala do mapa indica a relação entre o tamanho representado e o tamanho real na 
superfície terrestre.