Imagem de Satélite Europa a noite |
O QUE É A EUROPA?
A Europa é um continente que engloba aproximadamente 50 países. Desses, a maioria são países constitucionais, apresentando também algumas monarquias constitucionais, como: Reino Unido, Noruega, Suécia, Espanha, Países Baixos.
Como todo continente, a Europa apresenta diferenças políticas econômicas e étnicas. Podemos então dividir a Europa, em regiões segundo sua distribuição no espaço e suas características econômicas.
EUROPA OCIDENTAL (EUROPA DO OESTE): abrange os países banhados pelo atlântico (Reino Unido, Irlanda, França), os países que se ligam ao atlântico através do Mar do Norte (Países Baixos, Bélgica, Alemanha), e outros que não tem saída para o mar mas faz parte da região devida sua localização espacial (Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein). É a região mais desenvolvida da Europa.
EUROPA SETENTRIONAL (EUROPA DO NORTE): engloba a península escandinava (Noruega e Suécia), além de Finlândia, Islândia e a península jutlândia (Dinamarca). Também fazem parte desta região os países bálticos (Estônia, Letônia e lituânia). É a região mais fria da Europa divido a sua localização no globo.
EUROPA CENTRO ORIENTAL (LESTE EUROPEU): engloba os países socialistas do leste europeu e as repúblicas que constituíam a antiga união das repúblicas socialistas soviéticas.
EUROPA MERIDIONAL/MADITERRÂNEA (EUROPA DO SUL): corresponde aos países situados no sul europeu, e em sua maioria banhados pelo mar mediterrâneo. Portugal é o único país de região que não é banhado pelo mar mediterrâneo.é uma região de forte influência histórica.
O continente europeu apresenta uma grande diversidade étnica e cultural. As diferenciações étnicas e culturais são uma das principais causas de conflitos entre os países não só europeus, mas de todo o mundo. Obviamente, a intensidade e a colocação desses conflitos na sociedade estará presa ao conjunto de etnias que estão envolvidas no conflito, e também a região dos conflitos. Atualmente, as questões econômicas superam as questões políticas e culturais como principais causas de conflitos no mundo.
O QUADRO NATURAL DA EUROPA
A Europa situa-se sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no hemisfério norte e maior parte no oriente (leste). É cortada no extremo norte da península escandinava pelo círculo polar ártico.
Nela estão situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo o planeta. A Europa forma com a Ásia um grande continente a EURÁSIA, pois se limita com a Ásia pelos montes Urais(formados por formações antigas).
1. RELEVO:
O relevo da Europa é formado principalmente por montanhas e planícies. Predomina áreas com menos de 200 metros de altitude.
MONTANHAS:
Formações antigas: predominantemente na região norte (península escandinava) e no leste. São formações antigas e por isso, já sofreram muito desgaste pólos fatores externos (chuva, vento, neve, etc), sendo assim apresentam altitudes mais modestas e são estáveis geologicamente,ou seja, não apresentam movimentação tectônica. São formações cristalinas
Formações recentes: são também chamadas de dobramentos modernos. São instáveis geologicamente, sendo possíveis a atividade tectônica, com vulcanismo e terremotos. São formações mais recentes e pouco desgastadas pela erosão, por isso, apresentam altitudes mais elevadas. Estão localizadas ao sul do continente europeu.
PLANÍCIES: é a estrutura de relevo que mais se destaca no continente europeu. São predominantemente formadas por bacias sedimentares fluviais, ou seja, que sefreram sedimentação dos rios. Elas facilitam os transporte fluvial e são áreas muito férteis, devido a sedimentação de minerais. São favoráveis à agricultira.
REGIÃO OCIDENTAL: é predominantemente formada por áreas de altitudes mais baixas (0/200m), devido a sua formação antiga e/ou sedimentar.
REGIÃO SETENTRIONAL: é totalmente formada por formações antigas, com exceção da Islândia. Predomina regiões menos elevadas, com exceção dol Alpes escandinavos, localizados na Noruega e na Suécia. Estes, apresentam fiordes, que são vales invadidos por água. Suas elevações são acompanhadas por vales glaciais formados pela erosão glacial, pois, é uma região muito fria.
REGIÃO CENTRO-ORIENTAL: é predominantemente formado por áreas de menor elevação, formadas por bacias sedimentares. É nessa região que estão os montes Urais, um maciço antigo que divide a Ásia e a Europa.ao sul apresenta algumas formações recentes que apresentam maiores altitudes.
REGIÃO MERIDIONAL: é formada principalmente por cadeias montanhosas recentes, que apresentam maior elevação. Apresenta também algumas áreas de baixa altitude. Porém, é a região da Europa que concentra as áreas mais elevadas, praticamente totalidade da região é formada por altas altitudes.
2. CLIMA E VEGETAÇÃO:
Vários fatores influem sobre o clima de uma região, tais como latitude, altitude continentalidade/maritimidade, correntes marítimas, massas de ar. O clima é um fator primordial para a ocorrência da vegetação, pois, dependendo do clima de uma região, este pode então criar ou não condições favoráveis para a existência ou não de diversos tipos de vegetação.
O clima europeu é predominantemente temperado, uma de suas características marcantes é a presença de quatro estações bem definidas.
EUROPA OCIDENTAL: o clima predominante é o temperado oceânico. O litoral apresenta uma menor amplitude térmica, pois, no verão, a água demora mais para aquecer, e no inverno, demora mais para perder calos para o ambiente. O clima temperado oceânico está associado a florestas de folhas caducas, ou cadufólias, que perdem suas folhas no inverno, como proteção ao frio.
EUROPA SETENTRIONAL: há presença dos climas temperado oceânico e continental, subpolar, o extremo norte da península escandinava e frio continental. Os tipos de vegetação são: cadufólia, tundra( vegetação rasteira e com ciclo de vida muito curto, somente enquanto o gelo cobre o solo), apresenta-se no extremos sul da península escandinava e na Islândia, nessas regiões, o clima é muito frio (subpolar). Taiga (floresta de coníferas), que tem aspecto de cone, para que a neve, quando caia escorra. É uma vegetação típica de clima frio.
EUROPA CENTRO-ORIENTAL: nessa região, o clima predominante é o temperado continental, além frio continental e subpolar mais ao extremo norte.apresenta ainda os climas semi-árido ao sul e frio de altitude, também ao sul. A vegetação é bem diversificada, apresentando: cadufólia (região temperada continental), estepes e estepes semi-áridas (na região semi-árida), vegetação de altitude (na região do Cáucaso, no sul, e nos montes Urais, ao norte). Além de tundra e taiga mais ao norte da região.
EUROPA MERIDIONAL: o clima dessa região é o meridional, um clima subtropical, de grande amplitude térmica anual. Sofre influência das massas de ar quente providas do Saara. Elevações ao norte dificultam a presença de massas de ar vindas do norte (ártico). A vegetação também constitui característica diferentes das européias, pois constitui árvores pequenas e arbustos dotados de espinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.