O que é Desenvolvimento Humano
O conceito de desenvolvimento humano
nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas
para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que
desejam ser.
Diferentemente da perspectiva do crescimento
econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou
pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano
procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e
capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do
desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o
desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico,
ou da renda, para o ser humano.
O que é o IDH
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o progresso de uma nação a partir de três dimensões: renda, saúde e educação.
O objetivo da criação do Índice de
Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro
indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que
considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por
Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen,
ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma
medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a
perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os
aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade"
das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver".
Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos
muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no
IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e
ampliar e fomentar o debate.
Desde 2010, quando o Relatório de
Desenvolvimento Humano completou 20 anos, novas metodologias foram
incorporadas para o cálculo do IDH. Atualmente, os três pilares que
constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte
forma:
- Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
- O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança;
- E o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.
Publicado pela primeira vez em 1990, o
índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é
recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às
adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências.
Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil,
tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais
através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
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No dia 14/03/2013 a ONU divulgou o novo índice, e o Brasil nao avançou nenhuma posição, continua na 85ª posição apresentando IDH elevado.Clique Aqui e acesse os dados do ranking atual do IDH mundial.
Fontes: www.uol.com.br,
http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH-Globlal-2013
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