Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Aquecimento Global e Desflorestamento - Questões



1- Com base no gráfico que retrata a variação da temperatura global média e nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a alternativa correta: 
 
a) A queda de, aproximadamente, 0,2ºC na temperatura média global entre 1880 e 1910 é decorrente da utilização de mão de obra nas indústrias, acarretando a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera.

b) Entre 1880 e 1910, houve o aumento de, aproximadamente, 0,4ºC, o que pode levar à modificação do clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.
c) Entre 1940 e 1970, o aumento da temperatura média global pouco oscilou, devido ao aumento das áreas de reflorestamento em grande parte dos países do globo.
d) A maior parte das consequências do aquecimento global está relacionada ao uso de combustíveis fósseis nas atividades exercidas pelos seres humanos.
e) Entre 1970 e 2009, houve o aumento de, aproximadamente, 0,6ºC da temperatura média global, que pode estar relacionado às maiores emissões de CO2 e outros gases poluentes na atmosfera neste período.

2- Leia o texto a seguir:
Derretimento das calotas polares ocorre em ritmo acelerado
As calotas polares (gelo acumulado em cima da terra firme) estão derretendo num ritmo cada vez mais acelerado. É o que mostra o mais atual e completo levantamento realizado a partir de observações de satélites, publicado nesta sexta-feira na revista científica Science. De acordo com o estudo, o derretimento anual de 4.260 bilhões de toneladas de gelo na Antártida e na Groenlândia, em um período de quase 20 anos, aumentou em 11 milímetros o nível do mar — o equivalente a um quinto do aumento observado no período.
No levantamento, Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, em parceria com uma equipe de 47 pesquisadores de 26 laboratórios internacionais, concluiu que entre 1992 e 2011 as calotas polares da Antártida e da Groenlândia perderam 1.320 e 2.940 bilhões de toneladas de massa de gelo por ano, respectivamente. Esse derretimento seria responsável por parte do aumento do nível do mar. “O restante do aumento é causado pelo próprio aquecimento das águas, numa reação conhecida por expansão térmica”, diz Paulo Polito, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, em entrevista ao site de VEJA. (...)

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a alternativa correta:
a) O conteúdo do texto está relacionado ao aquecimento global, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta ocasionado, entre outros fatores, pela utilização de combustíveis fósseis, pelo consumismo que está atrelado à maior utilização de matérias-primas, entre outros.
b) A expansão térmica ocasionada pelo aquecimento da água está relacionada ao deslocamento de correntes marítimas quentes que chegam a elevar a temperatura da água em, aproximadamente, 5ºC.
c) Segundo o texto, a Groenlândia perdeu mais massa de gelo do que o continente antártico entre 1992 e 2011, o que pode ser explicado pela proximidade dessa região com países de elevada concentração populacional como Estados Unidos, Canadá, Federação Russa, Inglaterra, entre outros.
d) Ainda que o aumento do nível dos oceanos seja pequeno – em torno de 11 mm –, mais cedo ou mais tarde podem ocorrer inundações em regiões costeiras, invadindo grandes cidades portuárias como Rio de Janeiro, Amsterdã, Nova York, entre outras.
e) Um lado positivo desse processo é que a água do derretimento das calotas polares pode ser utilizada para suprir a carência desse recurso em muitos países do globo, principalmente no continente africano.

3- Observe o mapa da Mata Atlântica, que retrata sua área original e seus remanescentes. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, preencha as lacunas e, em seguida, marque a alternativa correta:
 
É um dos estados brasileiros que apresentava em sua totalidade a área original de Mata Atlântica:________________.
Estado nordestino que não apresenta área original dessa vegetação:_________.
Na Região __________________ está a maior concentração de remanescentes florestais de Mata Atlântica.
A monocultura de _______________________ foi uma das atividades econômicas responsáveis pela derrubada dessa floresta.
Completam corretamente as lacunas acima:
a) Paraná, Maranhão, Sul, trigo.
b) Paraná, Tocantins, Sudeste, cana-de-açúcar.
c) Santa Catarina, Maranhão, Sul, cana-de-açúcar.
d) Paraná, Tocantins, Sudeste, cana-de-açúcar.
e) Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Sul, milho.

4- Com relação às causas e às consequências do aquecimento global, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Entre as causas associadas ao aquecimento global, podemos citar o uso de combustíveis fósseis, as queimadas e a redução das áreas florestais.
(   ) O aumento da ocorrência de tornados, furacões e tempestades violentas não se relaciona ao aquecimento global, pois são eventos climáticos que ocorrem naturalmente em todo o planeta.
(   ) As grandes áreas de reflorestamento podem amenizar o aquecimento global visto que ocorre o aumento da precipitação em nível mundial.
(    ) Uma das consequências do aquecimento global é a distribuição de doenças tropicais, que podem migrar para regiões de clima temperado.
(    ) O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média do planeta ao longo dos tempos devido à intensificação do efeito estufa.
A sequência correta é:
a) V, F, F, V, V
b) V, V, F, V, V
c) F, V, V, F, F
d) V, F, V, F, V
e) F, F, F, V, V