Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Palavras Cruzadas Desigualdades Socioeconômicas - 8º Ano


Desigualdades Socioeconômicas (Prof Valdinei)


01) APESAR DE OS PROBLEMAS OU DEFICIÊNCIAS SOCIAIS EXISTIREM EM TODO O MUNDO, ELES SÃO MAIS GRAVES E ABRANGENTES NOS PAÍSES _________________.
02) AS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE SAÚDE NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS SÃO UM REFLEXO DA
________________ QUE ATINGE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO.
03) É UMA ÁREA ONDE A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO NÃO CONSEGUE SATISFAZER SUAS NECESSIDADES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, MORADIA, VESTUÁRIO, SAÚDE, EDUCAÇÃO ETC.
04) A _________________ É NOS DIAS ATUAIS, UMA DAS MARCAS MAIS EXPRESSIVAS DO MUNDO. ELA OCORRE EM TODOS OS PAÍSES.
05) EM MUITOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS OCORREM _________ CAPAZES DE DESTRUIR A ECONOMIA.
06) O BAIXO NÍVEL DE ___________________, ENTRE OUTROS FATORES, É CONSEQUÊNCIA DA BAIXA RENDA DESSA POPULAÇÃO.
07) AS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS TÊM SE AGRAVADO NO MUNDO INTEIRO, DEVIDO, ENTRE OUTROS FATORES, AO PROCESSO DE __________________________.
08) EM MUITOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, A SUBNUTRIÇÃO E A _______ SÃO CONSEQUÊNCIAS DE UMA SÉRIE DE FATORES, COMO FALTA DE RECURSOS, CATASTROFES NATURAIS COMO SECAS E TERREMOTOS.
09) A DISTRIBUIÇÃO ___________ DE RENDA FAZ COM QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO TENHA ACESSO A CONDIÇÕES DE VIDA SATISFATÓRIAS.
10) OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS ABRIGAM CERCA DE 80% DA ______________ MUNDIAL.
11) PAÍSES COMO ÍNDIA, BRASIL FAZEM PARTE DO BLOCO DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS PORQUE NÃO CONSEGUIRAM SOLUCIONAR SEU GRAVES _________________.
12) AS CONDIÇÕES DE _______________ TAMBÉM NÃO SÃO SATISFATÓRIAS EM BOA PARTE DE LOCAIS NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS.
13) MUITAS CRIANÇAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS TÊM QUE ABANDONAR A ESCOLA PARA
ENTRAR NO MERCADO DE _____________.
14) OS PAÍSES _____________________ SÃO PAÍSES QUE SÃO INDUSTRIALIZADOS, QUE POSSUEM BOA ECONOMIA, MAS AINDA ASSIM SÃO CONSIDERADOS SUBDESENVOLVIDOS, COMO A CHINA, O MÉXICO.



GABARITO
 

Clima e Vegetação da Ásia - Questões

     1- Tipo de formação florestal típica do clima frio ocorre nas altas latitudes do Hemisfério Norte. Na Ásia, cobre mais da metade do território da Rússia e caracteriza-se pela homogeneidade das espécies. Essa formação foi e ainda é muito explorada, antes basicamente utilizada como lenha, atualmente é importante matéria-prima para as indústrias moveleiras e de papel.  Ela é denominada:
a)     Tundra
b)     Estepe
c)     Savanas
d)     Floresta Temperada
e)     Taiga


2- A Região Meridional do continente asiático tem características climáticas peculiares. As condições de clima são resultantes do mecanismo decorrente da alternância dos ventos que provocam secas prolongadas ou períodos longos de chuvas. Na estação de inverno, os ventos sopram do continente para o oceano, provocando queda de umidade, porém, no verão, os deslocamentos dos ventos são do oceano para o continente, provocando aumento significativo das chuvas. O clima predominante dessa área é denominado:
a)     Equatorial

b)     Monções

c)     Subtropical

d)     Tropical de Altitude

e)     Temperado


3- Entre os fatores responsáveis pela diversidade climática encontrada no continente asiático, marque a alternativa correta:
a)     As grandes extensões leste-oeste do continente provocam diferenças consideráveis de radiação solar.

b)     As formas de relevo diversificadas, cujas altitudes mais elevadas além de influenciar diretamente na temperatura, atuam como barreiras para passagem de massas de ar, mas a influência da altitude não é muito observada no continente.

c)     Maritimidade e continentalidade não afetam diretamente a umidade relativa do ar e nem a amplitude térmica no continente asiático.

d)     O continente sofre apenas ação das correntes marítimas frias.

e)     As Massas de Ar, que são grandes porções de ar que se deslocam na atmosfera, carregam consigo características de sua origem, influenciando diretamente na umidade e temperatura das áreas por onde passam, ou seja, influenciam o clima.


     4- “(...) É um deserto localizado entre a China e a Mongólia. Este é um deserto frio, com temperaturas entre -3ºC e 3ºC. um fenômeno interessante e destruidor que ocorre neste Deserto são as tempestades de areia que formam pela baixa umidade relativa do ar (...)”.

O trecho acima refere-se ao:

a)      Deserto da Arábia

b)      Deserto de Gobi

c)      Deserto de Lut

d)      Grande Deserto Indiano

e)      Deserto de Takla Makan



5- Observe o mapa de clima da Ásia. Considerando a relação direta entre os tipos de clima e de vegetação, indique a alternativa que corresponde às formações vegetais predominantes dos climas: Polar, Frio, Tropical, Desértico e Semiárido respectivamente:



a)      Tundra; Floresta de Coníferas; Floresta Pluvial Subtropical e Temperada; Vegetação de Deserto e Floresta Pluvial Tropical.

b)      Floresta de Coníferas; Floresta Temperada; Vegetação de Deserto; Floresta Pluvial Tropical e Savanas.
c)      Tundra; Taiga; Floresta Pluvial Subtropical e Temperada; Vegetação de Deserto e Pradarias e Estepes.
d)      Floresta Pluvial Tropical; Tundra; Floresta Pluvial Tropical e Subtropical; Floresta de Coníferas e Savana.
e)      Tundra; Floresta de Coníferas; Vegetação de Deserto; Floresta Temperada e Floresta Pluvial Tropical.
 
6- A vegetação original asiática presente no extremo oriente e o sudeste da Rússia e que é caracterizada pela perda de folhas durante a estação fria é:
a)      Tundra

b)      Savanas
c)      Taiga
d)      Floresta Temperada
e)      Vegetação de Altitude

 
7- Clima que está presente no extremo norte do continente asiático. Geralmente o seu território de abrangência é coberto por neve durante cerca de nove meses por ano e apresenta temperaturas médias de -30º C. durante o verão floresce uma vegetação rasteira formada principalmente por musgos e liquens. Este clima é o:
a)      Clima polar
b)      Clima temperado
c)      Clima frio
d)      Clima subtropical
e)      Clima de altitude
 





GABARITO
1- E
2- B
3- B
4- B
5- C
6- D
7- A