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terça-feira, 30 de abril de 2013

Bacias Hidrográficas - Atividade - 6º Ano

Contribuição Prof. Ivanil Cabral.

Caça palavras rotação da Terra


Contribuição Professor Ivanil Cabral.

Questões sobre Meio Ambiente - 8º Ano



 Questões de Geografia - 8º Ano


1- Associe as colunas:
A. Aquecimento Global
B. Efeito Estufa
C. Biocombustíveis
D. Biomassa
E. Energia Limpa
F. Petróleo
G. Desenvolvimento Sustentável
( ) fenômeno que permite a ocorrência de temperaturas adequadas para a ocorrência da vida na Terra.
( ) Conceito de que é possível conciliar desenvolvimento econômico e preservação da
natureza.
( ) Nome dado ao aumento das temperaturas
médias do planeta.
( ) Fonte de energia que não polui ou que polui
menos o meio ambiente.
( ) Fonte de energia gerada a partir da biomassa.
( ) Fonte de energia mais utilizada no mundo.
( ) Matéria orgânica de origem vegetal utilizada na geração de energia.

2- O que são recursos naturais?
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3- Como são classificados os recursos naturais? Cite 1 exemplo de cada tipo.
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4. Que conseqüências ambientais são previstas devido ao aquecimento global. 
Cite ao menos duas consequências.
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5. Assinale V para verdadeiro ou F para falso.
(   ) A primeira conferência mundial sobre o meio ambiente foi realizada em 1992, no Rio de Janeiro.
(   ) O carvão mineral e o petróleo são exemplos de biocombustíveis.
(   ) O gás carbônico e o metano são exemplos de gases responsáveis pelo efeito estufa.
(   )O Brasil é o maior produtor de etanol do mundo.
(   ) O Protocolo de Kyoto é um documento que busca a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Todos os países desenvolvidos assinaram este documento.
(   ) Os índices de poluição atmosférica se intensificaram após a segunda metade do século XX devido, principalmente às atividades industriais.

6. Sobre o desenvolvimento sustentável, responda:
a) O que significa este conceito?
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b) O que motivou a criação desse conceito?
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7. O que significa regionalizar? E qual é o principal objetivo da regionalização?
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8. Associe as colunas:
A- Países do Norte
B- Países do Sul
C- Primeiro Mundo
D- Segundo Mundo
E- Bloco Socialista
F- Socioeconômico
(   ) Formado por países socialistas.
(   ) É o grupo de países subdesenvolvidos.
(   ) Critério utilizado na regionalização entre países do norte e países do sul.
(   ) Formado por países ricos capitalistas.
(   ) É o grupo de países desenvolvidos.
(   ) Grupo de países que adotaram o socialismo.

9. Na regionalização em países do Norte e do Sul, o Brasil faz parte de qual grupo?
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quarta-feira, 24 de abril de 2013

Atividades sobre orientação e localização no espaço geográfico



1. Ligue os termos da esquerda com sua definição correta à esquerda:
Lugar *                                               *É tudo aquilo que nossa visão alcança ao olharmos em alguma     direção. Composta por elementos naturais e culturais.          
Paisagem *                                         *Ciência que estuda as ações humanas na Terra.

Espaço Geográfico *                          *Atividade que transforma o espaço geográfico
                                                           constantemente.

Trabalho Humano *                            *Resultado da interação entre homem e natureza.
           
Geografia *                                        *Em Geografia está ligado a laços afetivos e
                                                          estabelecemos vínculos.


2. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.
a) O relevo, os rios e os lagos são exemplos de elementos naturais que compõem as paisagens. (   )
b) Para a Geografia, todas as paisagens são compostas de elementos naturais sem a interferência dos seres humanos. (   )
c) As casas, as ruas e os carros são exemplos de elementos culturais da paisagem. (  )
d) Por causa da ação humana na superfície terrestre, todas as paisagens naturais desapareceram.    (    )
 
3. As imagens abaixo representam dois tipos de paisagens. Coloque o nome corretamente de cada paisagem de acordo com o número que aparece nas imagens.


4. Sobre a orientação no espaço geográfico, associe:

(a) Bússola
(B) Gps
(C) Sol
(   ) os pontos de orientação, chamados pontos cardeais, foram determinados com base na observação deste meio de orientação.
(   ) instrumento de orientação semelhante a um relógio, possui uma agulha imantada que sempre aponta para o norte.
(   ) meio moderno de orientação, que permite localizar com precisão um objeto em qualquer lugar da superfície da Terra.
  
5. Complete as lacunas com as palavras do quadro abaixo:
Meridianos -- Coordenada geográfica – Latitude – Paralelos -- Longitude
a) A distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação à linha do Equador denomina-se ___________________.
b) A distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich denomina-se ___________________.
c) Os _________________ são linhas imaginárias verticais traçadas do polo Norte ao polo Sul.
d) Os _________________ são linhas imaginárias horizontais que circulam o planeta.
e) O encontro ou cruzamento das linhas imaginárias determina uma _________________________.


6. Analise o planisfério e complete a tabela com os pontos A, B, C e D.


7. Analise o planisfério abaixo e faça o que se pede:
 
a) Complete a legenda colocando os nomes dos hemisférios, observando as cores.

b) Coloque o nome das linhas imaginárias que "cortam" nosso planeta.


 
Obs: Algumas questões elaboradas a partir do site da editora moderna.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Atividade Sobre o IDH dos Estados brasileiros - Mapa

--Sugestão de atividade sobre o índice de desenvolvimento humano  dos estados brasileiros.
-Com o ranking do idh dos estados brasileiros em mãos, pede-se para os alunos colorirem os
estados de acordo com as cores diferentes de acordo os níveis de idh informados na legenda.

Fonte da Imagem: Web

sábado, 13 de abril de 2013

Diagrama Sobre Países do Continente Americano


Sugestão de Atividade sobre países da América


Gabarito:


Caça Palavras: Estados do Brasil


Contribuição do Professor Ivanil A. Cabral

Cruzadinha: Estados Brasileiros

Fonte: internet

Cruzadinha: As Capitais Brasileiras

 CRUZADINHA CAPITAIS DO BRASIL



Fonte: www.sol.eti.br


Atividades sobre regionalizações mundiais - Mapas


Sugestão interessante de atividades sobre as regionalizações mundiais.

Fonte: geoprofessora.blogspot.com

Atividades sobre a regiões do Brasil segundo o IBGE



Fonte: Internet, adapatada.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Países do Norte e do Sul - Atividades



Países do Norte e do Sul (Páginas 28 e 29-Araribá)
Preenchas as frases, de acordo com o livro didático:
 1.Com o fim da bipolarização e da oposição entre o capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e (_________) entre paises ricos e pobres tornaram-se mais evidentes.
2. A oposição passou a ser entre os paises (_________), os chamados (____________) e os subdesenvolvidos, denominados (____________).
3. Esta divisão é simbólica, pois não considera a linha do (___________) como marco divisório.
4. A maior parte das regiões desenvolvidas situa-se na porção (________) do planeta.
5. A maior parte dos territórios situados na porção (_____) integra paises subdesenvolvidos.
6. Há paises (_______) situados no hemisfério sul, como (_______) e (___________).
7. Existem vários paises (________) no hemisfério norte, como os do sudeste asiático, os do norte da áfrica, América do sul e da América central.
8. Existe até mesmo um país de características socioeconômicas (________) na América do Norte.
9. dessa forma, entre os paises no Norte cujo conjunto de indicadores de (_____________) é elevado estão Estados Unidos, (___________)...
10. Já o sul é constituído por paises da América Latina, (________), (_________) e Oceania...
11. Todos eles apresentam (_________) sociais em maior ou menor escala.
12. O desempenho econômico de paises como (Brasil), (México ) e África do Sul, por exemplo é bem maior que os de paises como (______), Moçambique e Bangladesh.
13. De acordo com a tabela 4 da pagina 29, o pais com maior renda per capita é (_________).
14. De acordo com a tabela 4 da pagina 29, o pais com a maior expectativa de vida é o (_______).

As palavras usadas para preencher as lacunas devem encontradas no caça-palavras abaixo:




Respostas:
Paises do Norte e do Sul
 1.Com o fim da bipolarização e da oposição entre o capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e (sociais) entre paises ricos e pobres tornaram-se mais evidentes.
2. A oposição passou a ser entre os paises (desenvolvidos), os chamados (paises do Norte) e os subdesenvolvidos, denominados (paises do sul).
3. Esta divisão é simbólica, pois não considera a linha do (equador) como marco divisório.
4. A maior parte das regiões desenvolvidas situa-se na porção (norte) do planeta.
5. A maior parte dos territórios situados na porção (sul) integra paises subdesenvolvidos.
6. Há paises (ricos) situados no hemisfério sul, como (Austrália) e (Nova Zelândia).
7. Existem vários paises (pobres) no hemisfério norte, como os do sudeste asiático, os do norte da áfrica, América do sul e da América central.
8. Existe até mesmo um país de características socioeconômicas (meridionais) na América do Norte.
9. dessa forma, entre os paises no Norte cujo conjunto de indicadores de (desenvolvimento) é elevado estão Estados Unidos, Canadá...
10. Já o sul é constituído por paises da América Latina, (África), (Ásia) e Oceania...
11. Todos eles apresentam (problemas) sociais em maior ou menor escala.
12. O desempenho econômico de paises como (Brasil), (México ) e África do Sul, por exemplo é bem maior que os de paises como (Haiti), Moçambique e Bangladesh.
13. De acordo com a tabela 4 da pagina 29, o pais com maior renda per capita é (Luxemburgo).
14. De acordo com a tabela 4 da pagina 29, o pais com a maior expectativa de vida é o (Japão).
 


Baseado no projeto Araribá 2ª Ed. 2007.

O Brasil no mundo: caça-palavras


Fonte: http://formulageo.blogspot.com.br/2012/05/caca-palavras-o-brasil-no-mundo.html