Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Climas Brasileiros e Biomas + Atividades

No link abaixo estão os tipos climáticos do Brasil:


AQUI

Depois de conhecer os climas clique no link abaixo e conheça o jogo dos climas brasileiros.


JOGAR

Para finalizar, responda as seguintes questões:
1- Quantos e quais são os climas do Brasil?

2- Qual clima predomina na região da floresta Amazônica?

3- Qual é o clima que ocorre na maior parte do território brasileiro?

4- Qual é a vegetação típica da região que apresenta o clima semiárido?

5-  As regiões serranas do sudeste brasileiro são bons exemplos de clima ________________________.

6- Qual é o clima predominante na região Sul do país?

Responda também:
8- Quais são os biomas brasileiros?

9- Preencha de acordo com os tipos de biomas do Brasil, sendo que:
a- Cerrado
b- Amazônico
c- Pantanal
d- Caatinga
e- Campos
f- Mata Atlântica

(  ) Com extensão territorial de 800 mil quilômetros quadrados, presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e no norte de Minas Gerais, esse é o único bioma exclusivamente brasileiro.
(  )  Essa é a maior floresta tropical do mundo, compreendendo cerca de 42% do território nacional.
(  ) Esse bioma está distribuído em áreas descontínuas do Brasil, sendo encontrado na Região Norte (Amazonas, Roraima e Pará) em forma de savanas de gramíneas baixas; e na Região Sul, com as pradarias mistas subtropicais.
(  ) Esse bioma é um dos mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna.
(  ) Esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Apresenta grande biodiversidade.
(  ) Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras, entretanto é na Região Centro-Oeste que ele predomina.

Biomas Brasileiros

O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, apresenta um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os biomas do Brasil são: Caatinga, Campos, Cerrado, Amazônico, Mata Atlântica, Pantanal e Biomas Costeiros.
Caatinga
Com extensão territorial de 800 mil quilômetros quadrados, presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e no norte de Minas Gerais, esse é o único bioma exclusivamente brasileiro.
A caatinga tem uma vegetação típica de regiões semiáridas, formada por plantas xerófilas, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. A fauna é representada por répteis, roedores, insetos, aracnídeos, arara-azul, sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, entre tantos outros.
 Campos
Os campos são caracterizados por vegetação composta de herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos. Esse bioma está distribuído em áreas descontínuas do Brasil, sendo encontrado na Região Norte (Amazonas, Roraima e Pará) em forma de savanas de gramíneas baixas; e na Região Sul, com as pradarias mistas subtropicais.
 Cerrado
Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras, entretanto é na Região Centro-Oeste que ele predomina. Apresenta clima quente e períodos alternados (6 meses) de chuva e seca. Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc.
Amazônico
Essa é a maior floresta tropical do mundo, compreendendo cerca de 42% do território nacional. A floresta Amazônica está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de outros países sul-americanos.
Esse é o bioma que possui a maior biodiversidade do planeta. Entre as espécies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica estende-se do Piauí ao Rio Grande do Sul. Esse bioma é um dos mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna. Sua vegetação é bem diversificada e é representada pela peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. A fauna possui várias espécies distintas: tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco-muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.
Pantanal
O Pantanal está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, estando presente também no Paraguai e na Bolívia. Esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta.
Apresenta grande biodiversidade: mais de 3.500 espécies de plantas, cerca 650 espécies de aves, 262 espécies de peixe, 1.100 espécies de borboletas. Entre os representantes da fauna estão: jacaré, veado, serpentes, capivara, papagaio, tucano, tuiuiú, onça, macaco, entre outros.
Biomas Costeiros
O Brasil possui uma costa litorânea de mais de 7 mil quilômetros de extensão em linha contínua. A paisagem do litoral brasileiro é bem diversificada, composta por dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias. 

Agora para praticar sobre os biomas, clique no link abaixo para acessar um quiz sobre os biomas.


Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cruzadinha Agentes de Transformação do Relevo (Erosões) - 6º Ano


01) OS AGENTES QUE AGEM NA CROSTA TERRESTRE MODIFICANDO O RELEVO SÃO DENOMINADOS: _____________________
02) OS AGENTES INTERNOS DO RELEVO SÃO TRÊS, TECTONISMO, VULCÕES E _______________.
03) AS ____________ SÃO RESULTADO DO CHOQUE OU DO MOVIMENTO DAS PLACAS TECTONICAS.
04) EROSÃO __________: OCORRE EM REGIÕES DE CLIMA FRIO E TEMPERADO. CONSISTE NO DESLIZAMENTO DO GELO.
 05) EROSÃO _______________: EROSÃO CAUSADA PELAS AÇÕES HUMANAS. TAMBÉM CONHECIDA COMO EROSÃO ANTRÓPICA.
06) EROSÃO _____________: TRABALHO REALIZADO PELAS ÁGUAS DAS CHUVAS.
07) EROSÃO _____________: AÇÃO REALIZADA PELAS ÁGUAS CORRENTES DOS RIOS.
08) AGENTES_______________, SAO FORÇAS QUE ATUAM DO INTERIOR PARA O EXTERIOR DA TERRA.
09) EROSÃO _____________: TAMBÉM CHAMADA DE INTEMPERISMO OU METEORIZAÇÃO. CONJUNTO DE TRANSFORMAÇÕES DO RELEVO POR MEIO DA AÇÃO DE AGENTES ATMOSFÉRICOS E AGENTES
BIOLÓGICOS.
10) EROSÃO ________________: CAUSADA PELA AÇÃO DOS VENTOS. UM EXEMPLO SÃO AS DUNAS DE AREIA.
11) EROSÃO ________________: EROSÃO CAUSADA PELA FORÇA DAS ÁGUAS DOS MARES E OCEANOS NOS LITORAIS.
12) A FRAGMENTAÇÃO DA ROCHA PELOS AGENTES EXTERNOS É DENOMINADA ________________.



Resolução:



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ásia de Monçoes - Atividades - 9º Ano



http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif
Ásia de Monções:


1. Características Gerais

A Ásia de Monções é uma região banhada por dois oceanos: o Índico e o Pacífico. No Oceano Índico, destaca- se o Mar da Arábia ou Mar de Omã, entre a Península Arábica e a Península do Decã, além do Golfo de Bengala, entre a Península do Decã e a Indochina. No Oceano Pacífico, ternos o Golfo do Sião e o Mar da China Meridional.
A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina
Ásia de Monções

2. Quadro Natural

A Ásia das Monções ocupa o Sul e Sudeste Asiático, englobando a Península do Decã, Península da Indochina (incluindo a Península de Málaca), além de uma série de ilhas.
Relevo
O Sul e Sudeste Asiático apresentam três unidades morfológicas distintas.
• Ao norte estendem-se grandes montanhas que isolam a Índia e o Paquistão do Irã, da Ásia Central e da Birmânia ou Mianmar. O Himalaia é a principal formação, onde são encontrados os picos mais elevados do globo, como o Everest (8.848 metros de altitude), além de outros 60 picos mais altos do mundo.
• Na Península do Decã, temos o planalto de mesmo nome, formado de terrenos cristalinos e muito ricos em reservas minerais. Na Península da Indochina, o maior destaque é para o Planalto Cristalino do Laos.
As planícies aparecem junto aos rios, principalmente no Baixo Mecong, sendo a maior a Indo-Gangética, formada por sedimentos transportados das montanhas do Norte.
Hidrografia
Os rios que nascem no Himalaia são normalmente alimentados pela neve e pela monção de verão; são volumosos e banham as regiões de maiores pluviosidades. Os rios que nascem no Planalto do Decã são geralmente alimentados pela monção de verão e variam de volume, sendo que alguns não são perenes.
• Rio Indo
Nasce no Himalaia, região da Caxemira, corta todo o Paquistão, e desemboca no Mar de Omã ou da Arábia. E o maior rio que desemboca no Oceano Índico, com mais de 3.200 km de extensão.
• Rio Ganges
E o rio sagrado da Índia, banha a cidade sagrada de Benares (berço do bramanismo). A 350 km da costa, junta suas águas às do Rio Bramaputra, desembocando no Golfo de Bengala, junto a Bangladesh.
• Rio Bramaputra
Nasce no Tibete, nas encostas do Himalaia, passa pela Índia, Bangladesh e desemboca em forma de delta, juntamente com o Ganges, no Golfo de Bengala; possui 2.900 km de extensão.
• Rio Mecong
Nasce no Tibete e atravessa a Península da Indochina. Divide o Laos de Mianmar e da Tailândia, atravessa o Camboja e o Vietnã (banha Ho Chi Minh) e desemboca, depois de 4.500 km, no Mar da China Meridional (Oceano Pacífico)
Clima e Vegetação
A maior parte do Sul e Sudeste Asiático (Ásia de Monções) está localizada entre o Trópico de Câncer (Índia, Bangladesh, Mianmar e Vietnã) e a linha do Equador (Indonésia). A região é caracterizada pelo clima de monções, decorrente dos ventos de mesmo nome. Durante o inverno (dezembro-janeiro), as massas de ar se deslocam do continente para o mar e toda a região permanece seca. No fim da primavera, os ventos passam a soprar do mar para o continente, fato que se acentua no verão (julho-agosto). Nesta época, as chuvas são torrenciais e caracterizam os maiores índices pluviométricos do globo, como ocorre em Cherrapungi, ao sul do Himalaia, onde a pluviosidade já atingiu 12.000 mm anuais. 

3. Quadro Econômico da Ásia de Monções

Agricultura

A agricultura é a principal atividade econômica da Ásia das Monções, mas seus rendimentos são geralmente muito baixos, destinando-se basicamente à subsistência. As técnicas adotadas são atrasadas, a utilização de adubos é muito baixa, havendo importação de fertilizantes por parte de alguns países, como é o caso da Índia.
Na Indochina, Filipinas, Malaísia, Indonésia e grande parte da Índia e Bangladesh, ocorre o sistema intensivo de jardinagem (do tipo oriental), onde a mão-de-obra é abundante, empregando grandes cuidados manuais, mobilizada em pequenas propriedades rurais. Há séculos, obtêm-se aí bons rendimentos com a rizicultura irrigada, sem mecanização.
Apesar de o arroz ser o principal produto agrícola da região, a rizicultura não constitui propriamente uma monocultura. As áreas das encostas e dos planaltos ora são ocupadas pela cultura do arroz sequeiro, ora pela cultura do chá e do sorgo.
O sorgo, cereal originário da África — Sul do Saara (Sahel) e Sudão — encontra condições excepcionais para sua cultura nas regiões semi-áridas, devido ao fato de seu ciclo vegetativo ser curto — três meses — e de proporcionar duas a três colheitas em único plantio. E utilizado como forragem, tanto as sementes como as folhas, e também como alimento humano.
Nos países em que a reforma agrária não foi feita — Filipinas, Tailândia, Indonésia etc.—, as terras pertencem quase sempre aos grandes e médios proprietários, que as arrendam ou as exploram em parceria com os agricultores.
A Índia é o maior produtor agrícola da Ásia das Monções, embora ainda tenha de importar alimentos, devido à sua numerosa população. Seus produtos mais importantes são arroz, trigo, sorgo ou milhete, algodão, borracha, cana-de-açúcar, chá, amendoim, café e juta. Este último é cultivado no delta dos rios Ganges e Bramaputra, em territórios da Índia e Bangladesh.
Destaque especial se faz para a plantation realizada por ingleses e holandeses na Malaísia e Indonésia, com várias espécies de vegetais produtoras de borracha, as quais foram levadas do Brasil, a partir do final do século passado. A plantation resulta da penetração colonial dos países europeus e nos países subdesenvolvidos e tropicais. Esses grandes investimentos colocam a Malaísia e a Indonésia em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na produção mundial de borracha.
O rebanho bovino da Índia é o maior do mundo. Uma das causas de seu extraordinário crescimento foi a proibição do consumo de carne, por motivos religiosos, em algumas regiões. A vaca é considerada um animal sagrado por várias seitas hinduístas. O gado é criado de forma extensiva, não conta com pastagens permanentes e alimentação adequada, sendo a produção de leite muito reduzida.



Atividade: Ler as afirmativas e descobrir as palavras desembaralhando-as.

1) País da Ásia de monções de maior produção agrícola.
N D I A Í


2) É um país conhecido como tigre asiático.
N I G R A U A P C


3) É a capital do Paquistão.
A S A I B M A D L


4) Província localizada na Índia em que a maioria da população é islâmica e deseja pertencer ao Paquistão.
M E A C I R A X


5) Clima responsável por muitas catástrofes naturais, causando enchentes e secas prolongadas.
N O Ç E M Õ S


6) Principal formação montanhosa.
O A D C H I R I R L E-O D-A I M H A A L I


7) Pico mais elevado do globo.
T R E E S V E


8) Rio sagrado para os indianos.
A N G S G E


9) É o produto mais cultivado na região.
Z O R A R

10) Religião praticada no Paquistão.
S A M O I S M I L

11) Tornou-se país em 2002 e fala a língua portuguesa.
O I M R T-S E T L E